Evangelho do dia 29/08

29 de Agosto de 2023
Marcos 6, 17-29 Martírio de S. João Batista
“Pois o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão.” Por isso Herodíades o odiava e queria mata-lo, não o conseguindo, porém. Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo, protegia-o e quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim o ouvia de boa mente.
Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião de seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos príncipes da Galiléia. A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: “Pede-me o quiseres e eu te darei.” E jurou-lhe: “Tudo o que pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino.” Ela saiu e perguntou à sua mãe: “Que hei de pedir?” E a mãe respondeu: “A cabeça de João Batista.” Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: “Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista.” O rei entristeceu-se, todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.”
Meditando a Palavra
“Quero que agora mesmo me dê num prato a cabeça de João Batista.”
O evangelho de hoje nos ensina o modo desavergonhado de tomar decisões existentes no seio da elite, um mundo que a vida humana é pisada para salvar a face régia: Herodes negocia a cabeça do profeta para resguardar a integridade de seu juramento de ébrio.
“O rei ficou profundamente triste. Mas por causa do juramento que fizera e dos convivas, não quis deixar de atendê-la.”
A cabeça de João Batista que é negociada simboliza a honra de Herodes.
Vai-se a cabeça do profeta e continua a vida humana sendo pisada por causa de interesses de poucos. Tudo isto nos mostra que em cada tempo o homem é tomado por uma embriagues, fruto de interesses, e devido a esta embriagues, ele continua negociando cabeças.
Assim que morreu João, Jesus entrou em cena para nos ensinar que só o amor a verdade pode libertar o homem de tudo que atenta contra a vida, especialmente de quem crê que Deus é verdadeiro e sonda os corações.
Senhor, queremos estar no teu serviço, por isso te pedimos um espírito de sobriedade, a fim de que não aconteça com os teus o que aconteceu com João Batista.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.