EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 29/07

29 de Julho de 2023

Lucas 10, 38-42     Santa Marta, Maria e Lázaro

“Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude.”  Respondeu-lhe o Senhor: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas. no entanto uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada.”

Meditando a Palavra

“Senhor, a ti não te importa que minha irmã me deixe assim sozinha a fazer o serviço?”

O evangelho de hoje nos ensina que para ser verdadeiramente discípulo de Jesus é necessário escutar e agir em conformidade com a sua palavra.

Escutar e agir em conformidade com a palavra do Senhor antes, exige que seja compreendido o sentido da hospitalidade. Marta recebe o Senhor em casa. Marta, segundo o evangelho estava ocupada com o serviço da casa. Por isso mesmo diz o Senhor: “Marta, Marta tu te inquietas e te agitas com muitas coisas”. Maria pelo contrário para, e escuta o Senhor. Aqui não se trata do trabalho em si , mas o fato de ficar inquieta e agitada, e devido a isto não dar a devida atenção a escuta da Palavra. Maria é alguém totalmente livre, por isso, como Abraão e Paulo é modelo para todos nós que somos discípulos do Senhor.

Vejamos Gen18,3: “Disse-lhes Abraão: Meus senhores se encontrei graça diante de vosso olhos, por favor, não passeis adiante de vosso servo sem deter-vos em casa de vosso servo.” E após tudo preparado Abraão permanecia de pé, junto deles, debaixo da árvore.

Toda atenção exige à lei da hospitalidade.

Nada pode interferir e deixar que o serviço não o seu sentido, que é ver no homem o destinatário do amor de Deus.

Maria enxergou em Jesus, certamente, o porta voz de Deus, aquele que tinha palavra de vida eterna. O episódio Marta e Maria além de nos ensinar sobre a lei da hospitalidade, nos mostra que qualquer serviço, mesmo prestado ao próprio Cristo, não pode ser separado da Escuta da Palavra. Jesus censura Marta não porque trabalha, mas porque fica inquieta e agitada com muitas coisas.

Senhor, nós queremos aprender de Abraão, de Paulo e de Maria, como escutar com proveito a tua palavra. Ajuda-nos no nosso trabalho afim de que nenhuma inquietação ou agitação tire de nós a disposição para escutar a tua palavra.

Fica conosco, Senhor e dá-nos a tua graça para que conservemos no coração e levemos a bom termo, o anúncio da tua palavra.

Abençoa, Senhora a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo