Evangelho do dia 28/09

28 de Setembro de 2023
Lucas 9, 7-9
“O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que Jesus fazia e ficou perplexo. Uns diziam é João que ressurgiu dos mortos”; outros: “É Elias que apareceu”, e ainda outros: “É um dos antigos profetas que ressuscitou.” Mas Herodes dizia:” Eu degolei a João. Quem é pois, este, de quem ouço tais coisas?” E procurava ocasião de vê-lo.”
Meditando a Palavra
“A João eu mandei decapitar. Quem é este portanto, de quem ouço tais coisas?”
O evangelho de hoje nos ensina que diante das várias opiniões, Herodes não acredita em nenhuma delas, pois afirma João eu mandei decapitar. Outro ponto que merece nossa reflexão é o que as multidões pensavam de Jesus. Com certeza Jesus provocava uma reviravolta na vida de todos, até na vida daqueles que detinham o poder, exemplo: Herodes. João Batista, Elias ou um dos profetas?
Esta questão revela o quanto Jesus impressionava os seus ouvintes. Sua palavra, as curas e as libertações provocavam reações diversas: de admiração e de condenação.
Herodes até quer ver Jesus e como sabemos teve o seu dia, dia do confronto, onde foi selada a sorte de Jesus com a morte de cruz. Herodes procurava ver Jesus mas lhe faltava a intenção reta, intenção do discípulo que busca reconhecer o enviado, o missionário, o profeta. A missão de Jesus continua na vida e ação de quem dá a Ele sua adesão. Um dia começou com cada apóstolo, hoje continua com cada um de nós.
Fica conosco Senhor, e dá-nos saber ver a tua presença e ação nos nosso dias, a fim de que possamos criar um novo céu e uma nova terra ou seja o lugar da vida em plenitude. Liberta-nos do desejo de Herodes e de tudo que é mal. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém