Evangelho do dia 28/08

28 de Agosto de 2023
Mateus 23, 13-22
Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós, porém, não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.
16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’
19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.
Meditando a Palavra:
“Ai de vós, condutores cegos, diz Jesus.”
O evangelho de hoje nos ensina que é preciso unir fé e vida. A fé não pode estar separada da vida e nem a vida da fé. Cego, segundo Jesus, é quem confia mais na própria sabedoria do que na sabedoria do Reino que tem suas exigências como a verdade e a justiça de Deus. Muitas vezes pode acontecer que não levemos Jesus a sério, imaginado que ele não tivesse querido dizer o que disse, como por exemplo: perdoar de todo coração e não fazer para o outro o que não desejamos para nós.
Ao dizer: percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito, mas quando conseguis conquistá-lo, vos o tornais duas vezes mais digno da geena do que vós – Jesus quer chamar a atenção pela falta do autêntico espírito missionário. A comunidade cristã não pode imitar a atitude dos escribas e fariseus no seu trabalho missionário. Antes de tudo ela deve levar o que fez e ensinou Jesus, o guia verdadeiro, a luz sem ocaso.
Fica conosco Senhor e livra-nos de tudo que impede ser sinal do teu amor em plenitude. Queremos Senhor, ser iluminados pela luz que vem de vós para que a nossa sabedoria seja a sabedoria dos filhos do Reino.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.