Evangelho do dia 27/10

27 de Outubro de 2023
Lucas 12, 54-59
“Dizia ainda ao povo: “Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: Aí vem chuva. E assim sucede. Quando vedes soprar o vento do sul, dizeis: Haverá calor. E assim acontece. Hipócritas! Sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra; como pois, não sabeis reconhecer o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
Ora quando fores com o teu adversário ao magistrado, faze o possível para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de que ele não te arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o executor te ponha na prisão. Digo-te, não sairás dali, até pagares o último centavo.”
Meditando a Palavra:
“Hipócritas, sabeis reconhecer o aspecto da terra e do céu, e o tempo presente como não sabeis reconhecê-lo?”
O evangelho de hoje nos ensina que o tempo presente é o tempo de Jesus. Jesus chama a atenção para a sua pessoa e os sinais. Vejamos Luc 7,22: “Ide relatar a João o que tendes visto e ouvido: os cegos recuperam a vista, os coxos andam direito, os leprosos são purificados e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, a boa nova é anunciada aos pobres.” São estes os sinais que marcam o novo tempo. No tempo de Jesus a hipocrisia era o fermento dos dirigentes religiosos. As multidões oprimidas tinham ouvido dizer que Jesus fazia frente ao sistema de governo sustentados pelos dirigentes religioso e tinham ido em sua busca para fazê-lo seu líder. Isso lhes impedia de interpretar corretamente os sinais dos tempos, sinais claros e transparentes que lhes ia dando. O Messias não veio para fazer a revolução, para que outros aproveitem da subversão da sociedade. O que Jesus veio fazer foi inverter a, na realidade, a escala de valores da sociedade, mas condicionou sua plena realização à mudança profunda da mentalidade comum: “Por que não julgais vós mesmos o que é justo ou seja o que se deve fazer?”
Fica conosco Senhor, e dá-nos ler nos sinais dos tempos o teu convite para uma mudança de mentalidade para que possamos julgar o que é justo.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.