Evangelho do dia 25/08

25 de Agosto de 2023
Mateus 22, 34-40
“Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “ ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
Meditando a Palavra:
“Amarás ao Senhor teu Deus e ao próximo como a ti mesmo.”
O evangelho de hoje nos ensina que a frase: “como a ti mesmo” – significa que é preciso amar o próximo totalmente de todo o coração. Disso não se deve entender uma recomendação a amar primeiro a si mesmo, para depois ou igualmente o próximo. Igualmente diz respeito não à identidade, mas à igual natureza e importância dos dois mandamentos, que não são intermutáveis, como amar o próximo equivalesse a amar a Deus e amar a Deus equivalesse a amar o próximo. Vejamos Mateus 25,40: “Em verdade eu vos digo, todas as vezes que o fizestes a um destes mais pequeninos, que são meus irmãos, foi a mim que fizestes.” Amar com gestos concretos de vida é o que exige Jesus. O amor que dispensamos a Deus e ao próximo deve ser a expressão de toda a nossa vida: alma, coração e sentimento.
Fica conosco Senhor, e fazei com que sejamos livres para o amor que exige renúncia a todo tipo de opressão e submissão. Dá-nos Senhor, a graça da compreensão do amor que ajuda na construção da fraternidade, daqueles que são teus e fazei que a justiça do Reino triunfe entre nós, por isso te pedimos: abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.