Evangelho do dia 20/10

20 de Outubro de 2023
Lucas 12, 1-7
“Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.
Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.
Meditando a Palavra:
“Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo.”
O evangelho de hoje nos ensina que diante das perseguições os discípulos devem confiar inteiramente no Pai. Se o Pai cuida de cada pássaro muito mais cuidará dos discípulos. A vida e a ação dos discípulos devem manifestar total adesão a Jesus. Não pode ter medo ou coisa semelhante, quem aceita investir sua vida no reino de Deus e sua justiça. A vida do discípulo deve estar em contraste com o comportamento hipócrita dos fariseus: “Acautelai-vos do fermento dos fariseus, isto é a hipocrisia,” diz Jesus. A comunidade cristã no dia de hoje é convidada a deixar tudo que é próprio de fariseu, isto é, a hipocrisia, para mostrar através de obras de vida e amor, o que Jesus trouxe para a salvação de todos. Ninguém por culpa da comunidade de Jesus pode ficar excluído dos dons de salvação. A doutrina dos fariseus era bem diferente da doutrina de Jesus, daí que Jesus exige uma opção de quem se achega a ele.
Fica conosco Senhor, e dá-nos ser corajosos no anúncio do Reino de deus e sua justiça. Livra-nos senhor, do medo que impede viver e anunciar as tuas maravilhas na nossa vida pessoal e comunitária. Sabemos Senhor, que é preciso confiar na bondade do Pai e se entregar totalmente àquele que pode nos salvar, por isso te pedimos abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.