EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 20/09

20 de Setembro de 2023

Lucas 7, 31-35  

“A quem compararei os homens desta geração? Com quem se assemelham? São semelhantes a meninos que, sentados na praça, falam uns com os outros, dizendo:  Tocamos a flauta e não dançastes; entoamos lamentações não chorastes. Pois veio João Batista que nem comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Ele está possuído do demônio. Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e libertinos. Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.”

Meditando a Palavra

“Nós vos tocamos flautas mas não dançastes; entoamos lamentações, mas não chorastes.”

O evangelho de hoje nos ensina que as autoridades do tempo de Jesus se comportam como crianças caprichosas: de um lado acusam João de louco e de outro lado acusam Jesus de glutão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores ou seja de boa vida. Tudo nos mostra uma só coisa: os escribas e fariseus querem se livrar de quem representa algo que ameaça a situação estabelecida. Jesus resolve a questão contando uma parábola que critica o comportamento dos dirigentes religiosos. Nesta parábola eles são como crianças ou seja não estão abertos ao convite para fazer algo em favor da vida. Por isso Jesus ao dizer: a sabedoria é justificada por todos os seus filhos, quer mostrar que os publicanos e pecadores estão mais próximos do Reino ou seja de Jesus, por estarem abertos antes a pregação de João, depois ao convite de Jesus.

Senhor, dá-nos um coração aberto a tua palavra que convida para viver os mistérios do Reino de Deus e sua justiça. Livra-nos Senhor de toda indiferença que nega a construção de um mundo livre e fraterno.

Fica conosco Senhor, para que com o auxílio de tua presença possamos conhecer os sinais dos tempos e sermos chamados: “Filhos da sabedoria”.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo