Evangelho do dia 19/10

Lucas 11, 47-54
Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos.
49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”.
53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armaram ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.
Meditando a Palavra:
“Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, eles matarão e perseguirão a alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas.”
O evangelho de hoje nos ensina que quando a vida é arrebatada inocentemente faz chegar seus brados até os ouvidos de seu Senhor e doador – Deus. O primeiro inocente morto foi Abel (Gen 4,14) e o mesmo podemos dizer dos mártires de todos os tempos, até nossos dias, que tiveram suas vidas ceifadas da terra. Em Apoc 6,9-10 temos: “Quando abriu o quinto selo , vi sob o altar as vidas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que dela tinham sido prestado. E eles clamaram em alta voz : até quando, ó Senhor Santo e verdadeiro, tardarás, para fazer justiça, vingando nosso sangue com os habitantes da terra?” Como o Salmo 5,11 podemos rezar: “Deixai-os Senhor, prender-se nos seus erros, que suas maquinações malogrem.” Jesus mostra que os fariseus ao se apegarem ao legalismo e os doutores da lei ao se apossarem da chave da ciência apresentam uma caricatura de Deus, e devido a isto rejeitam e matam quem se diz enviado do Deus justo e misericordioso. Até mesmo Jesus, o profeta é rejeitado e morto, Fica conosco Senhor e livra-nos de todo autoritarismo que persegue e mata os que são teus. Dá-nos Senhor, compreender o teu projeto de amor para construir aqui na terra o teu Reino que também é nosso. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém