EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 19/09

19 de Setembro de 2023

Lucas 7, 11-17    

Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!”

14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira e por toda a redondeza.

Meditando a Palavra:

“Jovem, eu te ordeno, levanta-te. E todos glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo.”

O evangelho de hoje nos ensina que Jesus veio trazer esperança de vida para todo um povo que estava aparentemente vivo, mas na realidade estava morto, ou seja sem esperança alguma. Jesus entra no íntimo daquela mãe que perdera o filho, por isso de modo espontâneo o ressuscita, dando-lhe uma nova chance de celebrar a vida com a sua mãe e toda comunidade. Jesus é aquele que ressuscita os mortos e isto causa admiração, espanto, pois Deus resolve visitar e libertar o seu povo da opressão e da morte. Dizia o povo: “um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo.” O gesto de Jesus, de fazer levantar o jovem é interpretado no sentido de que Deus decidiu libertar Israel. Todos reconhecem que Jesus é um grande profeta: o seu gesto é profético. Atrás da ressurreição do jovem entrevem a ressurreição de Israel. A viúva de Naim é figura de Israel privado, por sua infidelidade, do Deus Esposo, que se tinha comprometido a intervir na história do homem. O Deus da vida se revela neste ato de Jesus como o Deus Amor, o verdadeiro Deus, aquele que dá a vida. ao ressuscitar o filho da viúva de Naim,

Jesus mostra que é preciso anunciar a todos os homens que Deus é o Deus da esperança e da vida.

Fica conosco Senhor e dá-nos fé confiante na tua palavra que liberta para a vida e m plenitude. Queremos Senhor estar sempre no teu serviço por isso te pedimos abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo