Evangelho do dia 18/11

18 de Novembro de 2023
Lucas 18,1-8
Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”
Meditando a Palavra
“E Deus não faria justiça a seus eleitos que clamam a ele dia e noite, mesmo que os faça esperar?”
O evangelho de hoje nos ensina que a insistência e perseverança na oração só existem naqueles que estão insatisfeitos com a situação presente, por isso não desanimam, do contrário nunca conseguiriam alguma coisa. A oração desperta no orante uma força para lutar até que a justiça seja feita. Deixar de orar nada mais é do que perder a capacidade para estar na luta contra os inimigos e as adversidades da vida. Orar é dizer para si mesmo diante de Deus que quer vencer, que quer ver a justiça acontecer. Quem crê em Jesus deve ser como a viúva da parábola: insistente e perseverante na oração até que aconteça a vitória final. Digo-vos que Deus lhe fará justiça muito em breve, diz Jesus.” Devemos crer que Deus não tardará em nos atender e cada dia renovar nossa disposição para recomeçar. A viúva, segundo Jesus, é o símbolo do abandonado e do fraco que só conta com Deus. Esperar sem jamais desistir é o que precisamos aprender no dia de hoje. Desistir seria o mesmo que perder a fé, noutras palavras arruinar a própria vida.
Fica conosco Senhor e livra-nos da impaciência e do medo que impedem de orar com fé confiante, isto é na certeza que seremos atendidos. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.