EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 18/09

18 de Setembro de 2023

Lucas 7, 1-10     

 “Naquele tempo, 1quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte. 3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. 4Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”.

6Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado ‘Faze isto!’, e ele o faz’”.

9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.

Meditando a Palavra

“Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa, nem mesmo me achei digno de vir ao teu encontro. Dize, porém, uma palavra, para que o meu criado seja curado.”

O evangelho de hoje nos ensina que a fé é uma virtude rara e por isso Jesus fica admirado com a profissão de fé do centurião. A fé do centurião é maior que a fé de Israel. O centurião representa todos os pagãos que vão aderir a Jesus mediante o anúncio da palavra. O centurião aceita que Jesus fale somente uma palavra enquanto Israel rejeita Jesus e sua palavra. Segundo o evangelho que acabamos de ouvir Deus quer salvar a todos mediante a ação de sua palavra. A fé de Abraão devia ser transmitida a todos e através dos seus filhos aos pagãos. Jesus mais que nunca cumpre esta vontade de Deus ao atender o pedido do centurião. A fé do centurião comunga com a vontade de Jesus Salvador. Será que a nossa fé e a nossa busca estão de acordo com a vontade de Deus? No dia de hoje somos convidados a uma profunda reflexão sobre o modo de ser e agir diante das exigências de Deus. É necessário que voltemos o nosso coração para o que é justo e agradável ao nosso Deus, que quer salvar a todos os seus filhos e filhas. “Não sou digno de que entres em minha casa. Dize, porém, uma palavra para que o meu criado seja curado.”

Fica conosco Senhor e dá-nos ser fiéis servidores do teu evangelho, a fim de que todos alcancem a tua misericórdia. Queremos Senhor viver segundo a tua palavra que cura e dá sentido a vida, por isso te pedimos abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo