EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 17/11

17 de Novembro de 2023

Lucas 17, 26-37.     

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos.

30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló.

33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”.

37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

Meditando a Palavra:

“Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: como aconteceu nos dias de Noé, assim também ocorrerá nos dias do Filho do Homem.”

O evangelho de hoje nos ensina que é preciso estar vigilante porque o juízo que nos espera é a revelação daquilo que realmente somos. A vinda do Filho de homem acontece no nosso dia a dia, onde temos a possibilidade de dar testemunho de Jesus, o Senhor e Mestre. Jesus veio para provocar discernimento e divisão entre as pessoas. Umas estarão dispostas a construir suas vidas segundo as exigências do Reino de Deus e a sua justiça e outras estarão buscando outras coisas. Vejamos o que S. Paulo diz sobre o Reino de Deus em Romanos 14, 16-8: “Que o vosso bem não se torne alvo de injúrias, porquanto o Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” Quem desta maneira serve a Cristo torna-se agradável a Deus e aprovado pelos homens. Fica conosco Senhor e dá-nos compreender os mistérios do Reino de Deus para que não nos falte a coragem de suportar tudo por amor a tua justiça que julgará a todos sem exceção. Livra-nos Senhor do comodismo que não permite arriscar a vida pela causa do evangelho e dos irmãos. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo