EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 16/11

16 de Novembro de 2023

Lucas 17, 20-25.           

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.

22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

Meditando a Palavra:

“A vinda do Reino de Deus não é observável. Não se poderá dizer: ei-lo aqui, ei-lo alí, pois eis que o Reino de Deus está no meio de vós.”

O evangelho de hoje nos ensina que o Reino de Deus está ao alcance de todos. Ele não é uma realidade exterior aos homens, eles o carregam dentro de si. O Reino de Deus que Jesus veio inaugurar consiste em abater as barreiras do egoísmo, o querer vencer a qualquer modo, a exploração, e tudo o que impede a partilha na convivência de filhos e filhas de Deus. Ninguém poderá afirmar com antecedência que o Reino de Deus está aqui ou ali, nem desta ou daquela maneira porque antes, segundo Jesus, ele deve aparecer de súbito entre os homens, noutras palavras, dentro de cada um que dá sua adesão a boa nova da salvação.

Fica conosco Senhor, e livra-nos de todo preconceito próprio dos fariseus que rejeitaram o evangelho e as exigências de conversão. Dá-nos Senhor compreender que o Reino de Deus não vem pela força do poder, mas sim pelo testemunho de vida que revela a ação de Jesus em favor de toda humana criatura.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo