Evangelho do dia 15/11

15 de Novembro de 2023
Lucas 17,11-19
“Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós.” Jesus viu-os e disse-lhes: “Ide mostrai-vos ao sacerdote.” E quando eles iam andando, ficaram curados. Um deles, vendo-se curado, voltou glorificando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano. Jesus lhe disse: “Não ficaram curados todos os outros nove? Onde estão os outros nove? Não achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?” E acrescentou: “Levanta-te e vai, tua fé te salvou.”
Meditando a Palavra:
“Não houve acaso quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro.”
O evangelho de hoje nos ensina que o samaritano é o modelo do homem livre, por isso capaz de voltar para agradecer o Dom recebido. Onde estão os outros nove? Voltaram a vida de antes, cuidando das coisas de antes. Não foram capazes de retornar a Jesus. Retornar a Jesus significa dar total adesão a Jesus e as sua obra de salvação. Só o samaritano teve fé suficiente para isto; os nove não quiseram voltar a Jesus.
Não puderam seguir o caminho de Jesus. Caminho que conduzia ao insucesso, por isso preferiram ficar no povoado. Só o samaritano mediante sua fé voltou para agradecer e seguir o caminho de Jesus. Tudo isto nos mostra o quanto devemos ser empenhados no testemunho da fé e ação de graças pelos benefícios recebidos.
Muitas vezes preferimos, apesar do Senhor operar maravilhas em nossa vida, continuar vivendo como se nada tivesse acontecido. Precisamos sair do povoado, precisamos deixar tudo que nos prende para proclamar que o Senhor vive e cuida de nós.
Fica conosco Senhor e dá-nos reconhecer as maravilhas do teu amor que acolhe e cura todas as nossas feridas. Unge-nos com o Espírito de fortaleza para sermos fiéis e agradecidos. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.