Evangelho do dia 14/09

14 de Setembro de 2023
João 3, 13-17 Exaltação da Santa Cruz
“Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13“Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.
16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.
Meditando a Palavra:
“Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.”
O evangelho de hoje, festa da Exaltação da Santa Cruz, nos ensina que Deus não quer condenar o mundo, nem castigar os maus como pensavam muitos do tempo de Jesus e do nosso tempo. Realmente o que Deus quer é a vida ou seja, que o homem se converta e viva. Deus não se cansa como o homem, que por pouca coisa perde a esperança e a paciência. O pensamento de Deus e o seu agir são diferentes do pensamento e do agir do homem. Deus, no seu plano de amor, quer resgatar o homem, por isso que envia o seu Filho que perfazendo o caminho do homem, livra-o da morte como Moisés livrou a muitos da morte através da serpente de bronze suspensa sobre uma haste. O amor de Deus Pai se concretiza através da aceitação de Jesus, que leva às últimas consequências o projeto de salvar o mundo, reconciliar o homem com a verdade eterna, que nada mais é do que a abertura do coração para o Reino de Deus e as suas exigências de justiça, paz e amor. “Buscai o Reino de Deus e a sua justiça e tudo mais vos será acrescentado”, diz Jesus. Buscar o Reino de Deus é estar aberto para acolher e celebrar o Dom da vida manifestado na pessoa e obra de Jesus que se entregou a morte de cruz para nos salvar. Na cruz de Cristo celebramos a vitória do amor.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.