EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 13/09

13 de Setembro de 2023

Lucas 6, 20-26       

“Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem!

23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas. 

Meditando a Palavra:

“Bem aventurados sereis quando os homens vos odiarem, quando vos rejeitarem, insultarem e proscreverem vosso nome como infame, por causa do Filho do homem.”

O evangelho de hoje nos ensina que Bem aventurados são os que nada esperam do mundo, mas tudo de Deus. Bem aventurados são os que o mundo olha com indiferença, mas que se abrem para Deus e reproduzem no mundo o que aprendeu de Jesus: eu não vim para ser servido, mas para servir. A comunidade dos discípulos de Jesus é desafiada a reproduzir no mundo através de atitudes de vida as exigências do Reino de Deus e a sua justiça. A comunidade dos discípulos de Jesus é a comunidade dos pobres porque está em contraste com aqueles que põe a esperança naquilo que possui, como êxito, dinheiro, eficiência, posição social e poder. As bem aventuranças de Jesus são dirigidas aqueles que buscam construir um mundo solidário e fraterno, ou seja, um mundo livre de injustiças. Ser de Jesus ou viver o compromisso com a causa do Reino de Deus inaugurado por Jesus, é assumir uma atitude de vida diante de Deus e do mundo, sempre sabendo das dificuldades que não pouparam nem aquele que se fez servo de todos e morreu crucificado porque acreditou que era possível um mundo sem injustiças.

Fica conosco Senhor e unge-nos com espírito de fortaleza e abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo