Evangelho do dia 12/10

João 2, 1-11 Nossa Senhora Aparecida
‘Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser!”.
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala!”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
Meditando a Palavra:
“Sua Mãe diz aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.”
O evangelho de hoje, solenidade de Nossa S. da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, nos ensina que Jesus atende o pedido de sua mãe em favor do povo, aqui representado numa festa de casamento. A intercessão de Maria contribuiu para iluminar o próprio sentido dos milagres e da ação de Jesus. Não são apenas expressão de soberania sobre a criação e testemunho de um poder superior, mas sobretudo, são uma manifestação de amor e de misericórdia especialmente com os necessitados. É significativo que um coração maternal e feminino deixará seu vestígio no primeiro milagre de Jesus. A importância de Maria nas bodas de Caná está ligada ao bem do povo necessitado de vinho, ou seja de vida e de alegria. A intercessão de Maria em favor dos necessitados resultará que na hora de Jesus, ela se tornará a mãe da Igreja. “Vendo a mãe e perto dela o discípulo a quem amava, disse Jesus para a sua mãe: Mulher eis aí o teu filho. Depois disse para o discípulo: Eis aí tua mãe.” (Jo19, 26-27).
Fica conosco Senhor e dá-nos pela intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a graça de crer no teu amor e na tua misericórdia. Sabemos Senhor que a tua mãe é a nossa mãe, por isso te pedimos ajuda-nos a construir um mundo mais solidário e fraterno para que não falte a ninguém a alegria de uma vida transfigurada pelo amor e pela misericórdia. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.