EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 12/09

12 de Setembro de 2023

Lucas 6, 12-19      Santíssimo Nome de Maria

“12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

Meditando a Palavra:

“Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar, e passou a noite inteira em oração a Deus. Depois que amanheceu, chamou os discípulos e dentre eles escolheu Doze, aos quais deu o nome de apóstolos.”

O evangelho de hoje nos ensina que a eleição dos Doze não se faz às pressas, mas é precedido de prolongada oração de Jesus, dialogando com Deus sobre qual seria a resposta mais em consonância com a rejeição de que tinha sido objeto da parte dos dirigentes de Israel. A eleição dos Doze tem como função dar uma nova configuração ao grupo dos discípulos israelitas. Jesus não quer criar um grupo fechado, mas aberto, que convide a todos para tomar parte dele. A eleição dos Doze tem como objetivo formação de uma comunidade alternativa capaz de se estender a toda humanidade. Entre os escolhidos temos o nome de Judas Iscariotes, o traidor, para nos lembrar que qualquer um de nós pode ser o continuador da tradição de Judas Iscariotes. Nossa missão é continuar a obra de Jesus através de palavras e atos concretos de vida. Devemos ser construtores de uma sociedade solidária e fraterna, assim como quis Jesus.

Fica conosco Senhor e dá-nos compreender que somos continuadores da tua missão de anunciar o Reino de Deus que é justiça, paz e amor, por isso te pedimos um coração generoso, que seja capaz de fazer sempre a tua vontade. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo