EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 12/08

12 de Agosto de 2023

Mateus 17,14-20          

“Naquele tempo, 14chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: 15“Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!”

17Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”.

18Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado. 19Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?”

20Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível”.

Meditando a Palavra

“Se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: transporta-te daqui para lá, e ele se transportará, e nada vos será impossível.”

O evangelho de hoje nos ensina que nada é impossível para quem crê. Os discípulos estranham por não terem sido capazes de expulsar o demônio.Com efeito, Jesus lhes dera autoridade para fazê-lo. É a primeira vez que se lhes oferece a ocasião, e fracassam. Vejamos Mateus 10,1: “Chamou os Doze discípulos e deu-lhes autoridade de expulsar os espíritos imundos.” A razão desse fracasso é a falta de fé, é isso que faz malograr a missão ou não deixar a missão ter êxito. Um mínimo de fé seria suficiente para por à disposição do discípulo o poder de Deus. É preciso superar todo obstáculo à ação de Deus. Para Jesus e sua missão o maior obstáculo era o Templo de Jerusalém com tudo o que ele representava. Vejamos Mateus 26,61: “Posso destruir o Templo de Deus e edificá-lo depois de três dias.” Quem crê em Jesus é desafiado a vencer os obstáculos que impedem o Reino de Deus. Também hoje cada um é convidado a um questionamento para que monte precisa ser transportado para um outro lugar, por exemplo: o egoísmo, a auto-suficiência, a insensibilidade aos outros.

Fica conosco Senhor, e dá-nos um coração generoso para que a nossa fé seja capaz de fazer o impossível por causa do Reino de Deus e sua justiça.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo