EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 11/11

11 de Novembro de 2023

Lucas 16, 9-15   

“Eu vos digo fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos. Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes. Se, pois, não tiverdes sido fiéis nas riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras? E se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso?

Nenhum servo pode servir a dois senhores: ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de aderir a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”  Ora, ouviam tudo isto os fariseus que erma avarentos e zombavam dele. Jesus disse-lhes: “Vós procurais parecer justos aos olhos dos homens, mas Deus vos conhece os corações, pois o que é elevado aos olhos dos homens é abominável aos olhos de Deus.”

Meditando a Palavra

“Se não fostes fiéis quanto ao dinheiro iníquo, quem vos confiará o verdadeiro bem?”

O evangelho de hoje nos ensina que o espírito de honestidade em relação as coisas deste mundo é uma exigência para quem deixa de ser cumpridor fiel com aquilo que julga não ter nada a ver com Deus – o dinheiro iníquo.

Para poder receber e administrar os dons de Deus, antes de tudo, é preciso saber que tudo vem de Jesus e deve voltar a Jesus.  Quem confia o verdadeiro bem é Jesus, logo quem recebe o bem deve propagar o bem e isto é questão de honestidade e fidelidade ao doador.

Vejamos 1 Timóteo 3, 5: “Se alguém não sabe governar bem a sua própria casa, como cuidará da Igreja de Deus?”  E em 1 Cor 1, 8s temos: “Deus vos fortalecerá até o fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de Nosso Senhor Jesus Cristo. É fiel o Deus que vos chamou à comunhão com o seu filho Jesus, Nosso Senhor.”

Saber governar a própria casa é conhecer a responsabilidade do encargo do ofício recebido.

Fica conosco Senhor, e dá-nos ser bons despenseiros da multiforme graça de Deus. E fazei com que cada comunidade cristã seja sinal vivo que convoca para a comunhão e participação nos bens materiais e espirituais. Que o nosso testemunho na partilha dos teus dons, Senhor seja a luz que ilumina toda humana criatura.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo