EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 11/09

1 de Setembro de 2023

Lucas 6,6- 11  

“Em outro dia de Sábado, Jesus atravessava umas plantações, seus discípulos iam colhendo espigas de trigo, as debulhavam na mão e comiam. Alguns dos fariseus lhes diziam: Por que fazeis o que não é permitido no Sábado?”  Jesus respondeu: “Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros; como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los?”  E ajuntou: O Filho do homem é Senhor também do Sábado.”  Em outro dia de Sábado, Jesus entrou na sinagoga e ensinava. Achava-se ali um homem que tinha a mão direita seca. Ora os escribas e os fariseus observavam a Jesus para ver se ele curaria no dia de Sábado. Eles teriam então pretexto para acusa-lo. Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse ao homem que tinha a mão seca: “Levanta-te e põe-te em pé, aqui no meio.” Ele se levantou e ficou em pé. Disse-lhe Jesus: “Pergunto-vos se no Sábado é permitido fazer o bem ou o mal; salvar a vida ou deixá-la perecer.” E relanceando os olhos sobre todos, disse ao homem: Estende tua mão.”

Ele a estendeu e foi restabelecida a mão. Mas eles encheram-se de furor e indagavam uns aos outros o que fariam a Jesus.”

Meditando a Palavra

“Os escribas e fariseus observavam-no para ver se ele o curaria no Sábado e assim encontrarem com que o acusar.”

O evangelho de hoje nos ensina que os escribas e fariseus não dão trégua a Jesus. Eles querem pegar e condenar Jesus a qualquer custo. Jesus no seu jeito de olhar denuncia a má fé dos escribas e fariseus. O importante para Jesus é salvar a vida que está ameaçada pela doutrina ensinada na sinagoga.  Vejamos: “Eu vos pergunto, se no Sábado, é permitido fazer o bem ou o mal, salvar a vida ou arruiná-la.”  Para salvar a vida do homem Jesus arrisca a sua própria vida. Foi por ter curado o homem, que os escribas e fariseus se enfureceram contra Jesus. Fizeram isto porque estavam longe do espírito da Lei que foi dado para proteger a vida e não para arruiná-la. Para Jesus salvar a vida é deixar livre, para em liberdade viver a própria vida.  “Estende a mão. Ele o fez, e a mão voltou ao estado normal.”

Fica conosco Senhor, e dá-nos conhecer a Lei do amor, da solidariedade e fraternidade. Que nenhuma lei esteja acima da vida, a fim de que ninguém fique excluído dos teus benefícios. Cura Senhor, todo nosso ser de tudo o que é paralisia e que não deixa trabalhar para ti e para os irmãos. Também te pedimos a coragem de arriscar a nossa vida por amor àqueles que são teus – os homens e as mulheres de todas as raças.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo