EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 10/11

10 de Novembro de 2023

Lucas 16, 1-8       

“Jesus disse também a seus discípulos: “Havia um homem rico que tinha um administrador. Este lhe foi denunciado de ter dissipado os seus bens. Ele chamou o administrador e lhe disse: Que é que ouço dizer de ti? Presta conta de tua administração, pois já não poderás administrar meus bens. O administrador refletiu então consigo: que farei, visto que meu patrão me tira o emprego? Lavrar a terra? Não o posso. Mendigar? Tenho vergonha. Já sei o que fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando eu for despedido do emprego. Chamou, pois, separadamente a cada um dos devedores de seu patrão e perguntou ao primeiro: Quanto deves a meu patrão? Ele respondeu: Cem medidas de azeite. Disse-lhe: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve: cinquenta.

Depois perguntou ao outro: Tu, quanto deves? Respondeu: cem medidas de trigo. Disse-lhe o administrador: Toma os teus papéis e escreve: oitenta. E o proprietário admirou a astúcia do administrador, porque os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes.”

Meditando a Palavra

“Os filhos deste mundo são mais prudentes com sua geração do que os filhos da luz.”

O evangelho de hoje nos ensina que o administrador é louvado não por sua desonestidade, mas pela sua previdência que, transferida para o plano religioso, pode servir de lição aos filhos da luz. Os filhos deste mundo significa: o curso presente da vida do homem, destacando o aspecto pior dessa vida, representado pelos interesses materiais e pelas injustiças que muitas vezes comporta. Os homens que não tem perspectivas, aspirações, fora das atuais são chamados seus filhos. Os filhos da luz são aqueles que tem aspirações para além das atuais ou seja daquelas que enfrentam.

Vejamos João 12, 36: “Enquanto tendes a luz, credes na luz, para vos tornardes filhos da luz.”  E em Jeremias temos: “Rendei glória ao Senhor, vosso Deus, antes que surjam as trevas, e antes que se choquem vossos pés nos montes invadidos pelas sombras. A luz que esperais será transformada em escuridão, pois que ele a converterá em noite profunda.”

Fica conosco Senhor, e dá-nos a prudência que faz trabalhar no teu serviço com devoção sem jamais esquecer que tudo é teu.

Vejamos 1 Pedro 4,10: “Todos vós, conforme o Dom que cada um recebeu, consagrai-vos ao serviço uns dos outros, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”

Assim como o administrador buscou salvar a vida fazendo amigos, que o Evangelho nos inspire sentimentos de comunhão fraterna para o bem da nossa salvação.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo