Evangelho do dia 10/09

10 de Setembro de 2023
Mateus 18, 15-20
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.
Meditando a Palavra:
“Se teu irmão pecar, vai corrigi-lo a sós contigo. Se ele te ouvir, ganhaste o teu irmão.”
O evangelho de hoje nos ensina que a comunidade cristã, a Igreja, não é um grupo de justos, de puros, de pessoas sem pecado, que exclui aqueles que erram. A comunidade cristã, segundo o evangelho de hoje, não tem o direito de expulsar um de seus membros que se comporta mal só pela fato de se sentir humilhada. Ela não pode se sentir contaminada pelos pecados, pois estes são os seus filhos. Jesus impõe que seja percorrido um caminho para ganhar o irmão que peca. Caminho este feito de amor e de profunda discrição. “Vai corrigi-lo a sós contigo.” Esta palavra de Jesus condena toda espécie de alarde que muitas vezes é feita contra o irmão que peca. Fazer isto é ser anticristão, é não ter entendido nada da mensagem do Senhor que veio para salvar e não condenar. Ir ao encontro do irmão é uma questão de caridade que supera toda forma de legalismo. Ir ao encontro do irmão é reconhecer que a verdade não é o valor absoluto, mas sim o amor.
Vejamos 1 Cor 13, 3: “Ainda que eu distribua todos os meus bens aos famintos, ainda eu entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse a caridade isso nada me adiantaria.”
Fica conosco Senhor, e concede àqueles que creem no teu nome a caridade que edifica a tua Igreja. Que por falta de empenho e discrição, Senhor, ninguém fique sem o perdão que é Dom e uma ordem tua. Ensina-nos a amar e perdoar por amor a vós. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.