Evangelho do dia 09/11

09 de Novembro de 2023
João 2, 13-22 Dedicação da Basílica de Latrão
“Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas. Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas. Disse aos que vendiam as pombas: “Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes.”
Lembraram-se então, os seus discípulos do que está escrito: o zelo da tua casa me consome. Perguntaram-lhe os judeus: “Que sinal nos apresentas tu, para proceder deste modo?” Respondeu-lhes Jesus: “Destruí vós este templo, e eu o reerguerei- em três dias.”
Os judeus replicaram: “Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levanta-lo em três dias?” Mas ele falava do templo do seu corpo. Depois que ressurgiu dos mortos, os seus discípulos lembraram-se desta palavras e creram na Escritura e na palavra de Jesus.”
Meditando a Palavra
“Tirai tudo isto daqui, não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio.”
O evangelho de hoje, festa da dedicação da Basílica de Latrão, nos ensina que o Templo é mais que a casa de Javé. Ele é a casa do Pai de Jesus. A autoridade de Jesus sobre o templo tem o seu sentido profético e messiânico. Vejamos Zacarias 14, 21: “Todo caldeirão, tanto em Jerusalém como em Judá, será consagrado ao Senhor dos exércitos; todo aquele que vier oferecer sacrifícios poderá servir-se deles para cozinhar; e não haverá mais traficantes naqueles dias na casa do Senhor dos exércitos.”
A purificação feita por Jesus quer nos mostrar o fim de um tempo e o começo de um novo tempo, o tempo marcado pela pessoa e ação de Jesus. Por isso é que o Senhor diz: “Destruí este templo e em três dias o levantarei.”
A festa de hoje nos faz lembrar que Jesus é o verdadeiro templo. Ele é o ponto do nosso encontro para a festa da vida. Todos os profetas esperavam pelo grande dia, o dia da limpeza, purificação, e este dia chegou com Jesus. Só que a nossa fé tem o seu jeito de ver e celebrar este acontecimento.
Fica conosco Senhor e dá-nos a verdadeira compreensão de que todo edifício- toda Igreja é consagrada para tua honra e glória e que somente em ti podemos permanecer como pedras vivas.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.