EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 09/10

Lucas 10, 25-37.        

“Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: “Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?” Disse-lhe Jesus: “Que está escrito na lei? Como é que lês?”

Respondeu ele: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento e a teu próximo como a ti mesmo.”

Falou-lhe Jesus: “Respondestes bem; faze isto e viverás.” Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”  Jesus então contou: “Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mais um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe:  Trata dele e, quanto gastar a mais, na volta to pagarei. Qual destes três parece Ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?” Respondeu o doutor: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai, e faze tu o mesmo.”

Meditando a Palavra:

“Quem é o meu próximo?”

O evangelho de hoje nos ensina, através da parábola do Bom Samaritano, que o próximo é aquele que sabe usar de misericórdia para com o necessitado. Podemos imaginar toda humanidade representada na figura do homem que caiu nas mãos dos ladrões e ver no Bom Samaritano Jesus aquele que veio para se fazer próximo e curar todas as feridas.

Vejamos Lucas 4, 40s: “Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos de males diversos traziam-nos, e ele, impondo as mãos sobre cada um, curava-os. De um grande número também saíam demônios gritando :Tu és o Filho de Deus! Em tom ameaçador, porém, ele os proibia de falar, pois sabiam que ele era o Messias.”

Quem é o meu próximo?

Só é possível uma resposta quando se tem no coração o amor de Deus, amor este que é livre de toda falsidade ou duplicidade. É com o amor de Deus que se faz possível descobrir quem é o próximo. Nós que cremos precisamos olhar para os gestos de Jesus, a fim de que testemunhemos com atos de vida e amor o que o Senhor coloca para nós no dia de hoje.

Fica conosco Senhor, e livra-nos de toda dureza de coração que não permite ver aquele que caminha ao nosso lado. Dá-nos Senhor, um coração semelhante ao teu coração, para que o mundo creia que somos teus porque seguimos os teus mandamentos.

“Nisso conhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros.”

Abençoa Senhor nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo