Evangelho do dia 09/09

09 de Setembro de 2023
Lucas 6, 1-5
“Em dia de Sábado, Jesus atravessava umas plantações, seus discípulos iam colhendo espigas de trigo, as debulhavam na mão e comiam. Alguns dos fariseus lhes diziam: “Por que fazeis o que não é permitido no Sábado?” Jesus respondeu: “Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros; como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los?” E ajuntou: “O Filho do homem é senhor também do sábado.”
Meditando a Palavra
“Por que fazeis o que não é permitido em dia de Sábado?”
O evangelho de hoje nos ensina que Jesus é o Senhor do Sábado, do plano de salvação de Deus e da história. Isto quer dizer que a nossa vida está em suas mãos. Cabe a nós aceitar ou recusar a sua salvação. Jesus veio para libertar o homem do legalismo que sufoca o espírito e mata a vida. Ao dizer o Filho do homem é Senhor do Sábado, Jesus revela sua superioridade em relação a tudo que limita e deixa o homem oprimido. Jesus no evangelho de hoje não usa a figura de Davi para defender os discípulos, antes, porém, quer se afirmar a si próprio. Ele é maior que Davi.
Assim como fez Davi, também seus discípulos podem fazer. A condenação dos fariseus não tem sentido, pois a lei não funciona mais, porque segundo Jesus, é o Sábado que deve estar a serviço do homem livre. Homem livre é o homem pleno do Espírito e o Senhor da história. Quem se faz discípulo desse homem goza da plena liberdade. Liberdade de passar pelo campo, liberdade de colher espigas de trigo e matar a fome, liberdade diante dos fariseus que vem para condenar e não salvar.
Senhor dá-nos compreender e aceitar o teu senhorio sobre nossa vida, a fim de que não condenemos ninguém antes, com a tua graça testemunhemos a tua salvação por obras concretas de vida e amor.
Abençoa senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.