EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 08/11

08 de Novembro de 2023

Lucas 14, 25-33          

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.

28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’

31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

 

Meditando a Palavra

“Quem não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo.”

O evangelho de hoje nos ensina que os meios humanos com que alguém conta é insuficiente para empreender a construção do Reino de Deus e para enfrentar as dificuldades que humanamente derivam dele.

A única solução é avaliar a gravidade da situação renunciando a contar com os próprios meios. Só assim o discípulo poderá fazer a experiência do Espírito, a força de que Deus dispõe para a construção do Reino. A comunidade cristã precisa acima de tudo contar com a força de Deus, por isso a renúncia nada mais é do que se desprender de tudo que impede a ação do Espírito. Isto não quer dizer que o discípulo ou a comunidade não tenha nada. Antes de tudo ela precisa Ter e agir com ao força de Deus, agir na ação do Espírito.  A pobreza tem o seu sentido, mas não pode ser vista no sentido literal ou moralista. A pobreza fala da abertura que leva a avaliar o quanto custa investir a vida no Reino de Deus.

Fica conosco Senhor, e confirma o nosso amor por vós e pela missão que de vós recebemos. Dá-nos assumir a cruz com todos os seus riscos e caminhar na busca de um novo céu e uma nova terra. Unge-nos Senhor, com o Espírito de fortaleza para que sejamos dedicados no serviço da construção do teu Reino.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo