EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 05/11

05 de Novembro de 2023

Mateus 5, 1-12a     Solenidade de Todos os Santos    

“Vendo aquelas multidões, Jesus subiu `a montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:

“Bem aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!

Bem aventurados os que choram, porque serão consolados!

Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra!

Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!

Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão a misericórdia!

Bem aventurados os puros de coração, porque verão Deus!

Bem aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!

Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus.

Bem aventurados sereis, quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. “

Meditando a Palavra:

 “Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus.”

 O evangelho de hoje, festa de Todos os Santos, nos ensina que em meio a perseguições e aflições por causa de Jesus, o discípulo precisa manter firme a esperança nos bens futuros. Esta esperança é que dá força para o discípulo renovar o sim dia após dia. Quem crer em Jesus não pode ter medo ou se envergonhar de sofrer por causa de Jesus.

Vejamos 1 Pedro 4, 14-16: “Bem aventurados sois se sofreis injúrias por causa do nome de Cristo, porque o Espírito de glória, o Espírito de Deus repousa sobre vós. Mais que ninguém dentre vós queira sofrer como assassino ou ladrão, ou malfeitor ou como delator, mas se sofre como cristão, não se envergonhe. Antes glorifique a Deus por esse nome.”

Ser bem aventurado é ter presente o Reino na vida e testemunha-lo através de gestos concretos. Ser bem aventurado é viver da certeza de que dentro deste mundo e precisamente no que é mais humilde já existe a força da nova realidade, a aurora e o brilho de uma terra e existência novas. Ser bem aventurado é ter o espírito aberto, é compreender o sentido da vida e suas exigências. Não, não é pelo poder da força que o homem conseguirá ser feliz. A felicidade que Jesus proclama está em ter uma atitude de abertura para as exigências de Deus que se faz oração na vida de quem aposta tudo no Reino e no seu poder transformador.

Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo