EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 05/10

05 de Outubro de 2023

Lucas 10, 1-12 S. Benedito e Sta Faustina Kowalska

“Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.

2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.

8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.

10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

Meditando a Palavra

“Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! E se houver um homem de paz, a vossa paz repousará sobre ele.”

O evangelho de hoje nos ensina que a paz que Jesus manda anunciar exige um coração aberto ou seja acolhedor da novidade do Reino que é justiça, paz e amor. Vejamos Rom 14, 27: “O Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo.” Ao olhar os campos, Jesus lembra que o momento exige que se faça alguma coisa para a salvação de todos e a glória de Deus. Jesus não se ilude quanto às resistências, devido a dureza do coração que não permite aceitar e celebrar a paz que os seus enviados precisam transmitir. A paz de Jesus não se perde porque volta para quem de fato compreendeu as exigências de Deus. Proclamai ao povo que o Reino de Deus está próximo – ou seja está ao alcance de todos que buscam libertação de todo tipo de opressão.

Fica conosco Senhor, e dá-nos ser fiéis servidores do Reino, anunciando que é possível um mundo iluminado pela luz da tua presença. Fazei com que sejamos generosos e capazes da prática do bem por vossa causa, Senhor. E abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo