Evangelho do dia 05/09

05 de Setembro de 2023
Lucas 4, 31- 37
“Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”
35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.
Meditando a Palavra
“Ah! Que queres conosco, Jesus Nazareno? Viestes para arruinar-nos? Sei quem tu és: o Santo de Deus.”
O evangelho de hoje nos ensina que todo trabalho de Jesus tem como meta libertar o homem de toda espécie de opressão. Os demônios reagem contra Jesus porque veem em Jesus uma ameaça a sua estabilidade e projeto de opressão. Como vemos Jesus não se deixa instrumentalizar. Liberta com esconjuro o homem oprimido e devolve-lhe sua condição de homem livre, que pensa por si mesmo. No homem libertado por Jesus está presente todo o povo de Israel necessitado de ajuda. A palavra de Jesus como vemos é uma palavra que cria espaços de liberdade, é palavra que, ao mesmo tempo em que pronunciada, age e liberta, é a Palavra ungida com Espírito criador de Deus que continua o processo de humanização do homem.
Fica conosco Senhor e dá-nos uma fé confiante na tua palavra que liberta o homem para a participação nos bens que Deus destinou para todos. Livra-nos Senhor, de todo interesse mesquinho que leva a utilizar o poder de Deus para os próprios interesses, não deixando o homem livre para viver como tua criatura, feita a tua imagem e semelhança. Senhor e nosso Deus, cura o teu povo pela ação da tua palavra e dá-nos a capacidade de ouvir e falar do teu amor. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho.