Evangelho do dia 04/10

04 de Outubro de 2023
Lucas 9, 57-62
“Enquanto caminhavam um homem lhe disse: “Senhor, seguir-te-ei para onde quer que vás.” Jesus replicou-lhe: “As raposas tem covas e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.”
A outro disse: “Segue-me.” Mas ele pediu: “Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai.” Mas Jesus disse-lhe: “Deixa que os mortos enterrem seus mortos; tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus.” Um outro ainda lhe falou: “Senhor, seguir-te-ei, mas permite primeiro que me despeça dos que estão em casa.” Mas Jesus disse-lhe: “Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus.”
Meditando a Palavra
“Naquele tempo enquanto prosseguiam viagem, alguém disse a Jesus na estrada: eu te seguirei para onde quer que vás.”
O evangelho de hoje nos ensina que é preciso estar livre para dizer sim e seguir Jesus.
Muitas vezes alguém para no momento do primeiro impacto e não se abre para as exigências do caminho. Seguir Jesus é fazer caminho, é ser discípulo junto com muitos outros discípulos. Estar livre para suportar, por causa do Senhor, tudo que é próprio de quem quer ser como o Mestre. Vejamos Lucas 6, 40: Não existe discípulo superior ao mestre; todo discípulo perfeito deverá ser como o mestre.”
Segundo o evangelho de hoje, quem quiser seguir Jesus deve se desprender de toda falsa segurança para de fato partilhar das alegrias e tristezas da caminhada. Cada pessoa, cada comunidade deve exercitar, ou seja praticar através de gestos concretos de vida e amor Os valores do reino de Deus, vividos e anunciados por Jesus.
“Quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus”. Isto quer simplesmente nos mostrar que devemos assumir o nosso compromisso com Jesus que é tomar a cruz e ir atrás dele, o Senhor de tudo.
Fica conosco Senhor, e livra-nos de toda ilusão que impede caminhar, pois sabemos o quanto é difícil a liberdade que só o amor pode conquistar.
Cura o nosso coração e abençoa a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.