Evangelho do dia 03/11

03 de Novembro de 2023
Lucas 14,1-6
“Jesus entrou num Sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam. Havia ali um homem hidrópico. Jesus dirigiu-se aos doutores da lei e aos fariseus: “É permitido ou não fazer cura no dia de Sábado?” Eles nada disseram. Então Jesus, tomando o homem pela mão, curou-o e despediu-o. Depois, dirigindo-se a eles, disse: “Qual de vós que, se lhe cair o jumento ou o boi num poço, não o tira imediatamente, mesmo em dia de Sábado?” A isto nada lhe podiam replicar.”
Meditando a Palavra
“Qual de vós, se seu filho ou se seu boi cai num poço, não o retira imediatamente em dia de Sábado?”
O evangelho de hoje nos ensina que para Jesus, tudo tem de se pôr a serviço do homem, já que este é o senhor do Sábado.
Primeiro Jesus liberta o homem para depois instruí-lo sobre o Reino. Isto nos leva a concluir que se primeiro não se libertar o povo tudo o que ele escutar será entendido ao contrário, sendo manipulado por seus líderes. Jesus desfaz as armadilhas do sistema de opressão imposto pelos fariseus. Poço e ação de cair no poço mostra o sistema de imposições dos fariseus – as armadilhas.
Jesus é aquele que através de seu serviço tira o homem do poço, ou seja liberta o homem de todas as opressões. Exemplo é o homem hidrópico que fica curado num dia de Sábado.
Primeiro Jesus condena o ensino dos fariseus que em vez de curar deixa o homem inchado, cheio de água, de vaidade. Pelo contrário o ensino de Jesus liberta o homem, devolvendo-lhe a capacidade de participar plenamente da vida e da construção de um mundo renovado pelo Espírito. A comunidade cristã deve com o seu serviço libertar o homem. Segundo as exigências de Jesus. Não, a comunidade cristã não pode ter a atitude própria do sistema que Jesus condenou. Antes a comunidade cristã deve se empenhar em libertar o homem para o verdadeiro encontro com Deus.
Livra-nos Senhor, da tentação do comodismo e dá-nos a graça de compreender e fazer a tua vontade através do serviço por amor ao teu Reino que também é nosso.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém