Evangelho do dia 03/09

03 de Setembro de 2023
Mateus 16,21-27
“Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”
23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.
Meditando a Palavra
“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”
O evangelho de hoje nos ensina que para ser discípulo de Jesus é preciso negar a si mesmo e carregar a própria cruz. Negar a si mesmo, significa renunciar a toda ambição pessoal ou seja escolher ser pobre. Em Mateus 5,3 temos: “Bem aventurados os pobres em espírito porque deles é o Reino dos céus.” Carregar a própria cruz inclui aceitar ser perseguido e até ser condenado a morte pela sociedade estabelecida, e equivale a última bem aventurança: “os que são perseguidos por sua fidelidade”.
Vejamos Mateus 5,11: “Bem aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo disserem todo mal contra vós, por causa de mim.” Para ser de verdade discípulo de Jesus é preciso cumprir os mandamentos mínimos, noutras palavras nada do que Jesus fez e ensinou pode ser esquecido. Todo aquele que se torna discípulo de Jesus precisa estar disposto a arriscar a própria vida por causa de Jesus.
Fica conosco Senhor, e livra-nos da tentação que impede construir aqui na terra o Reino de Deus e sua justiça. Dá-nos Senhor, suportar com paciência as cruzes da vida por amor a ti, a fim de que a nossa cruz seja o sinal de que a tua cruz ainda é para nós a revelação maior do amor que é serviço. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.