Evangelho do dia 02/09

02 de Setembro de 2023
Mateus 25, 14-30
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola:
14”Um homem ia viajar para o estrangeiro. Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. 15A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. 16O empregado que havia recebido cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. 17Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. 18Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. 19Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. 20O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei’. 21O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 22Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregaste dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’. 23O patrão lhe disse: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria!’ 24Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. 25Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence’. 26O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? 27Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. 28Em seguida, o patrão ordenou: ‘Tirai dele o talento e dai-o àquele que tem dez! 29Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30Quanto a este servo inútil, jogai-o lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!”
Meditando a Palavra
“Muito bem, servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Vem alegrar-te com o teu Senhor.”
O evangelho de hoje, nos ensina que o prêmio divino para quem pratica o bem é desproporcionalmente superior à obra que o homem pratica nesta terra. Vejamos Rom 8,18:” Eu estimo, com efeito, que os sofrimentos do tempo presente não tem proporção com a glória que deve ser revelada em nós. Todos nós que cremos e trabalhamos para o Senhor já participamos de certo modo desta glória, mas um dia ela se manifestará plenamente em nós.” Nossa fidelidade ao Senhor através da esperança dentro do tempo que ele nos dá é a garantia antecipada da participação na alegria do Senhor. Deixar de agir na fidelidade nada mais é do que deixar de praticar o bem,é ser preguiçoso, é ter medo de correr o risco ou a aventura de comprometer-se com o Reino.
Fica conosco Senhor, e livra-nos de tudo que causa tristeza por causa da felicidade dos outros. Dá-nos Senhor, a graça de celebrar com alegria a nossa fé e o desejo de fazer frutificar o bem, assim como é o teu desejo.
Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.