Evangelho do dia 02/08

02 de Agosto de 2023
Mateus 13,44-46
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.
Meditando a Palavra
“O Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo ou a uma pérola de grande valor.”
O evangelho de hoje nós ensina através dessas duas parábolas que o tesouro, a pérola é o próprio Cristo, é a sua palavra que podemos receber todos os dias. Vejamos Filipenses 3, 8: “ Tudo eu considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo, meu Senhor. Por ele eu perdi tudo e tudo tenho como esterco, para ganhar a Cristo.” Todas as coisas tem o seu valor, mas quem busca encontrar algo de grande valor, tudo faz para conseguir sem se deixar tomar pela tristeza daquilo que foi obrigado a se desfazer. “O homem encontra o tesouro e torna a esconder e, na sua alegria, vai e vende tudo o que possui.” Como vemos tanto o homem que encontrou o tesouro, como o que encontrou a pérola tem algo em comum, que é decisão para conseguir a concretização da grande descoberta. Vender tudo o que possui para comprar o campo onde está o tesouro ou comprar a pérola diz da exigência posta para cada um de nós que quer de fato tomar posse do Reino de Deus e sua justiça, manifesta na pessoa e obra de Jesus.
Fica conosco Senhor, e liberta-nos de rodas as mesquinharias que impedem enxergar a grandiosidade do teu convite para o banquete da vida, a festa para aqueles que aceitam o teu Reino de justiça, paz e amor. Abençoa Senhor a nossa vida e o nosso trabalho. Amém.