EVANGELHO DO DIA

Evangelho do dia 01/11

01 de Novembro de 2023

Lucas 13, 22-30          

“Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”

Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.

26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

Meditando a Palavra:

“Eles virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul e tomarão lugar à mesa do Reino de Deus.”

O evangelho de hoje nos ensina que a recusa da Boa Nova por parte dos judeus não frustra o plano de Deus. Muitos virão fazer parte do novo povo nascido pela escuta e prática da Palavra de Jesus. Para Jesus não há privilegiados, nem mesmo o resto de Israel, que constituiu núcleo do Israel salvo por Deus: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão. Estes muitos correspondem, certamente, aos poucos da pergunta, mas o alcance da resposta é totalmente outro. Jesus quer convidar os seus ouvintes, hoje cada um de nós, a fazer esforço para entrar no Reino. Vejamos Lucas 16,16: “A lei e os profetas vão até João, desde então a boa nova do reinado de Deus é anunciada e todo homem emprega a sua força para nele entrar.”

Fica conosco Senhor, e dá-nos uma fé confiante para que todo esforço espiritual ou material para entrar no Reino seja revelado pela verdadeira prática da justiça. Naquele dia dirá Jesus de muitos: “Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, vós todos que sois malfeitores.” Ajuda-nos Senhor a acolher o Reino de Deus e sua justiça e abençoa  nossa vida e o nosso trabalho. Amém.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo