Niterói

Equipes da Prefeitura de Niterói fazem vistorias com consultores da Urban95

As equipes da Prefeitura de Niterói que estão envolvidas em projetos voltados para a primeira infância estão realizando, ao longo desta semana, vistorias em diversos pontos da cidade, mapeando áreas para novos projetos. O prefeito de Niterói, Axel Grael, recebeu na manhã desta quarta-feira (01) profissionais de diversas secretarias e consultores da Urban95, que estão na cidade para realizar capacitações e mapeamento de ações dedicadas às crianças de 0 a 5 anos. O grupo já visitou locais como o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis e uma escola municipal de Jurujuba.

Entre as iniciativas que estão sendo trabalhadas em conjunto pelos consultores e as equipes do Município, que incluem representantes do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), Secretaria Municipal de Urbanismo, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, NitTrans e Coordenadoria Niterói de Bicicleta, estão a mobilidade voltada para a primeira infância.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lembrou que a partir dos conceitos desenvolvidos pela Urban 95, e considerando as diferentes características de Niterói, como as áreas verdes, atrativos culturais e regiões históricas, o grupo da Prefeitura de Niterói criou o projeto Rotas Caminháveis temáticas para a primeira infância.

“Niterói vem fazendo investimentos em projetos voltados aos pequenos niteroienses, como a rota caminhável do Barreto, um projeto piloto que já tem bons resultados. Esse é um trabalho muito importante e que vem sendo desenvolvido de forma intersetorial. Estamos à frente como uma cidade inovadora”, destacou.

O objetivo do Rotas Caminháveis é criar um trajeto mais lúdico e interativo para a primeira infância, proporcionando caminhabilidade e acessibilidade, estímulo à interação e apropriação do espaço urbano. A ideia é que a iniciativa seja replicável em diversas localidades da cidade, como Jurujuba, e que possa servir também como referência para outros municípios.

“Começamos com um processo de escuta com as crianças e a comunidade de Jurujuba para mapear e entender as demandas locais e pensar nas soluções com base nas ruas para brincar, acessibilidade e a promoção do contato da criança com a natureza”, explicou a assessora de Projetos do Escritório de Gestão de Projetos de Niterói, Kallena Lima.

Consultor da Urban95, Tiago Brito contou que a experiência bem-sucedida na rota caminhável do Barreto colocou Niterói entre as cidades promissoras dentro dos projetos da Urban.

“A Urban 95 é uma rede mundial que atua no mundo todo e a ideia é sempre trabalhar a inovação da cidade para as crianças. Niterói tem todo o potencial para ajudar a desenvolver essas ferramentas”, pontuou.

Outra iniciativa em andamento é o desenvolvimento na cidade do conceito de microacessibilidade, composto pela “mobilidade”, entendida no contexto das ações da vida cotidiana que abrangem os deslocamentos e permanências diários da população, e pela “acessibilidade”, entendida como uma característica que os espaços, produtos e serviços devem cumprir, para que possam ser acessados, utilizados e desfrutados de forma natural, cômoda, segura e eficiente por todas as pessoas com a maior autonomia possível.

A diretora de Educação e Comunicação da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Helena Porto, enfatizou que, desde que a cidade ingressou na Rede Urban 95, a Coordenadoria vem participando de todas as ações, reuniões e capacitações trazendo o olhar da mobilidade ativa e, especificamente, da bicicleta.

“Estamos participando da elaboração e implantação do Rotas Caminháveis, sempre com a visão de que uma rota para a primeira infância é melhor também para todos. A ideia é aproveitar essas iniciativas e para continuar nosso trabalho de ampliação da malha cicloviária, além de uma série de atividades voltadas para a educação e conscientização no trânsito, com ações em escolas, por exemplo, com mapeamento das unidades da rede municipal com maior de demanda de alunos de bike e fizemos a instalação de paraciclos, palestras, contribuindo na elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância, entre outros”, disse.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: