MSC Splendida tinha previsão de iniciar uma nova viagem neste domingo (2), mas passageiros receberam o comunicado sobre o cancelamento no início da noite. Multidão aguardou durante o dia todo para saber se poderiam embarcar em cruzeiro.
Após a suspensão do embarque de passageiros no navio MSC Splendida, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a ‘urgência imediata’ da interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil devido ao surto de casos de covid-19 nas embarcações.
Em nota divulgada na noite deste domingo (3), o órgão contraindica o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro para os próximos dias.
O cruzeiro de Réveillon do MSC Splendida teve as atividades suspensas após 78 casos de covid-19 serem confirmados na embarcação entre passageiros e tripulantes.
Também neste domingo, mais de 2,4 mil passageiros iriam embarcar em uma nova viagem no navio. Entretanto, seguindo recomendações de autoridades sanitárias, o embaque de passageiros foi suspenso, o que revoltou os clientes que esperaram por muitas horas no Terminal Concais.
A Anvisa afirmou que o motivo da suspensão se deu pela ‘existência de transmissão sustentada de Covid-19 entre tripulantes. Segundo o órgão, a MSC foi notificada sobre o impedimento de novos embarques no sábado.
Em nota, a MSC Cruzeiros informou que recebeu a informação de que o MSC Splendida não foi autorizado a realizar o embarque de passageiros para seu próximo de cruzeiro na tarde deste domingo, contrariando o posicionamento da Anvisa.
O órgão recomendou ao Ministério da Saúde a interrupção da temporada de cruzeiros. A Pasta informou que tomou conhecimento e que irá avaliar as medidas cabíveis em conjunto com os ministérios relacionados ao tema.
Caos no MSC Splendida
Autoridades sanitárias suspenderam na noite deste domingo (2) o embarque ao navio MSC Splendida, que tinha previsão para deixar o Porto de Santos às 20 horas. Os passageiros, que aguardavam o chek-in desde cedo no Terminal Marítimo de Passageiros de Santos, o Concais, foram informados sobre a decisão pelos alto-falantes. A decisão leva em consideração os recentes surtos de covid-19 em cruzeiros, inclusive no próprio MSC Splendida.
O navio já teve o cruzeiro de Réveillon cancelado devido a um surto de covid-19 entre tripulantes e passageiros.
A nova viagem do MSC Splendida tinha como itinerário as cidades de Porto Belo (SC), Balneário Camboriú (SC), Ilhabela (SP) e Cabo Frio (RJ). Depois, ele retornaria para o Complexo Portuário Santista.
Tensão
Mais de 2 mil clientes da MSC que aguardavam o embarque desde cedo no saguão do Concais se revoltaram com a suspensão da viagem e, diante deste cenário, a segurança do Terminal Marítimo de Passageiros foi reforçada.
A medida de segurança se deu através de uma portaria da Polícia Federal assinada pela delegada Luciana Fuschini Nave, que é Coordenadora da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis no Estado de São Paulo.
A portaria garante, ainda, a presença da Polícia Militar na área do Porto de Santos.
MSC
Por meio de nota, a MSC Cruzeiros contradiz a Anvisa, e afirma que a companhia recebeu a informação das autoridades de que o MSC Splendida não foi autorizado a realizar o embarque dos hóspedes no fim desta tarde.
A empresa afirma também que lamenta a situação e oferece aos hóspedes as opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022 e, adicionalmente, um crédito a bordo de 200 USD/EUR por cabine para o próximo cruzeiro, ou o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro.
A MSC informa que também será realizado o reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.) e que dará suporte aos hóspedes, incluindo apoio logístico, para que retornem para as suas casas. E, por fim, afirma que seguiu rígidos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
Comentários
Você precisa fazer log in para comentar.