Niterói

Em parceria com a UFF, Prefeitura de Niterói vai construir uma pista de atletismo

Em evento solene realizado hoje, dia 11 de fevereiro, a Universidade Federal Fluminense avançou rumo a mais um projeto de impacto social e de relevância para a comunidade acadêmica. Em parceria com a Prefeitura de Niterói, foi anunciada a construção da Pista de Atletismo e anexos da UFF, no Campus do Gragoatá.

O investimento em torno de R$14 milhões de reais, feito integralmente com recurso da Prefeitura, é resultado do novo acordo de cooperação firmado entre a Universidade e a gestão municipal. O objetivo é que a pista de atletismo seja referência na cidade de Niterói, tornando-se mais uma opção de lazer e esporte na UFF, no município e no entorno.

Na mesa de abertura da solenidade, o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, agradeceu os investimentos da Prefeitura de Niterói e a forma inteligente com que os gestores municipais têm olhado para a universidade, trazendo benefícios para todos. “Nossa universidade colabora com o poder público para que possamos devolver juntos para a população os impostos recolhidos e, portanto, fortalecermos o nosso papel social. Nossa missão é de nos permitir avançar na direção do processo de expansão do ensino superior. É uma universidade que se abre. Esse não é um investimento na UFF. É um investimento na população de Niterói e no entorno através da universidade”, comemorou o reitor. Ainda na sua fala, o professor Antonio Claudio destacou a excelência do Instituto de Educação Física na formação de tantos profissionais relevantes e o papel dos diretores, técnicos e estudantes na capacidade de agregar valor à ação. “Com cooperação e boa vontade, o céu é o limite. É um momento de alegria e de satisfação. Vamos celebrar”, ressaltou.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que a obra vai trazer para a cidade a oportunidade de crescer e se destacar no esporte, além de contribuir com a qualidade de vida da população. “A UFF é uma grande parceira da prefeitura em várias frentes. Essa é mais uma parceria onde vamos investir recursos da cidade para fazer uma revitalização desse espaço, transformando essa pista em uma profissional que tenha condições de trazer eventos aqui para Niterói. Essa ação faz parte da estratégia de revitalização do Centro da cidade que terá na Concha Acústica um espaço com várias modalidades esportivas com padrão internacional. Estamos trabalhando para fazer com que Niterói seja uma cidade ainda mais dedicada ao esporte que é uma vocação natural”, disse o prefeito.

O presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento de Niterói (Emusa), Paulo César Carrera, explicou que o espaço para atletismo vai complementar o complexo esportivo que será construído na Concha Acústica, tornando-se um local complexo de equipamentos de esporte de alto rendimento. Tal ação beneficiará diretamente as demandas de estudantes e professores do Instituto de Educação Física, especialmente, para a realização de aulas práticas. Pistas de caminhada, locais para salto em altura, salto com vara, salto triplo e salto em distância, placar eletrônico, campo de futebol com grama natural , vestiários femininos e masculinos, além de sala de administração e almoxarifado vão compor o projeto.

O Diretor do Instituto de Educação Física, Luis Tadeu Paes, aproveitou a oportunidade para ressaltar o feito: “Como professor, vejo essa ação como algo estupendo, porque nós vamos melhorar a qualidade da nossa formação. Mas não somente isso porque a iniciativa ultrapassa as questões acadêmicas. Será possível criar projetos para serem executados para os nossos jovens e com isso vamos oferecer aos nossos alunos um campo amplo de trabalho e de experiência, no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão”, disse o docente. Com emoção, na sua fala ele também se recordou da ex-professora da universidade e ex-atleta Aída dos Santos, especialista em salto em altura e referência para muitas mulheres que desejam seguir o caminho no esporte

Também esteve presente na solenidade o Presidente da Federação Estadual Rio Atletismo (FERAT) Robson Maia, que destacou a importância de levar o esporte para outros municípios do estado do Rio. “É um resultado fantástico para a sociedade e para o atletismo brasileiro. Parabéns à UFF e ao prefeito de Niterói. Conte conosco para o que possamos contribuir tecnicamente com esse projeto de excelência”, concluiu Maia.

O evento de anúncio da construção da Pista de Atletismo ocorreu na quadra do Campus do Gragoatá e contou com a participação de outras autoridades, como secretários municipais, o Deputado Estadual Waldeck Carneiro, o Vereador Binho Guimarães, o Secretário Municipal de Educação Vinícius Gomes, o Secretário Municipal de Esportes Luis Carlos Gallo, o Secretário Municipal de Obras Vicente Temperini, a Secretária Municipal de Governo Rubia Secundino, o Secretário Municipal de Clima Luciano Paez, o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Marcos Teixeira, a equipe da Atlética do Instituto de Educação Física da UFF.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: