CADERNO N Destaque Festas gastronômicas GASTRONOMIA

Dia da Pizza: a redonda que conquistou os brasileiros

Neste domingo, dia 10 de julho, é comemorado o Dia da Pizza, iguaria criada na Itália, mas que ganhou o mundo se adaptando de acordo com a cultura de cada país. No Brasil, chegou na mala de imigrantes italianos e caiu no gosto popular.

Segundo dados da Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (APUESP), mais de 1 milhão de redondas são consumidas no Brasil, sendo 572 mil apenas em São Paulo. Só na rede americana Domino’s, no Dia da Pizza do ano passado foram vendidas 57 mil pizzas, quantidade que seria capaz de alimentar um Maracanã lotado.

Qual foi a primeira pizza do mundo?
A origem é um tanto quanto incerta, mas uma das teorias é a de que os primeiros alimentos que dariam origem à pizza surgiram há cerca de 6 mil anos, no Egito. Por lá, os egípcios produziam um disco à base de farinha e água, com massa bem fina e chamavam de “pão de Abrahão” ou “piscea” (daí o nome pizza).

Porém, uma coisa é certa: foi na Itália que a pizza como conhecemos hoje ganhou forma. Os pães de Abrahão chegaram ao país pelo porto de Nápoles, durante as Cruzadas. O padeiro Dom Raffaele Espósito, o primeiro pizzaiolo da história, aperfeiçoou a receita, adicionando molho de tomate e cobertura de queijo. A cidade se tornou referência de tal forma que, em 2017, a “Arte dos Pizzaiolos Napolitanos” foi considerada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Como surgiu o Dia da Pizza?
Por aqui, desde 1985, quando o então secretário do turismo de São Paulo, Caio Luiz de Carvalho, promoveu um concurso para eleger as dez melhores receitas de margherita e mozarela, o dia 10 de julho ficou reservado para celebrar o prato, com restaurantes criando promoções para a data.

Publicações do autor

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: