Connect with us

NOTÍCIAS

DEM e PSL confirmam fusão e criação do União Brasil

Published

on

O DEM e o PSL oficializaram hoje (6) a decisão de se fundirem em um só partido que se chamará União Brasil. A fusão foi confirmada pelas duas legendas após convenções partidárias. O União Brasil, no entanto, só existirá oficialmente após aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Embora não haja uma posição definida, o novo partido trabalha com a possibilidade de lançar um candidato à Presidência da República em 2022. “O que vamos discutir no momento oportuno é se vamos ter uma candidatura do próprio partido ou uma candidatura de um partido que se aglutine a nós. Em breve, depois de estarmos juntos, vamos começar a discutir um nome comum”, disse o presidente do PSL, Luciano Bivar.

Bivar concedeu coletiva à imprensa junto com o presidente do DEM, ACM Neto. A expectativa dos dois dirigentes é que o TSE leve de dois a três meses para confirmar a fusão e o nascimento oficial do novo partido.

O PSL tem, atualmente, a maior bancada da Câmara, com 54 deputados. No Senado, o partido tem dois representantes. Já o Democratas tem 28 deputados, a 11ª maior bancada. No Senado, o partido tem seis representantes, além do presidente da Casa e do Congresso, Rodrigo Pacheco, de Minas Gerais.

Advertisement
Continue Reading
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

MUNDO VERDE

Baia de Guanabara receberá proposta de reflorestamento

Published

on

A Baía de Guanabara receberá reflorestamento em sua região hidrográfica para melhorar a qualidade socioambiental do Complexo Imunana-Laranjal, responsável pelo abastecimento dos municípios de Itaboraí, Niterói e São Gonçalo, além da Ilha de Paquetá. A medida, proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), precisa ter um plano de ação a ser apresentado, em 30 dias, pela Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, e pelo Inea, Instituto Estadual do Ambiente.

A Cedae já iniciou o reflorestamento de 50 hectares, sua parte no acordo, mas cerca de 77% da reconstrução ainda estão inacabadas. Já o Inea, tem a obrigação, segundo o MPRJ, de elaborar e apresentar um projeto de reflorestamento de conteúdo adicional.

O requerimento apresentado pelo Grupo Temático Temporário para a Segurança Hídrica, o GTT-SH/MPRJ, teve o objetivo de impulsionar o cumprimento da obrigação de reflorestamento do conteúdo adicional. O Juízo da 7ª Vara da Fazenda Pública deferiu o pedido e determinou que o Inea apresente a proposta de área para recebimento das intervenções no prazo de 30 dias, sob pena de multa em caso de descumprimento.

Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas serão beneficiadas com a adoção das medidas, que, na linha do que o MPRJ tem defendido no processo, contribuirá para a regularização das vazões na bacia ao longo do tempo, beneficiando as atuais e futuras gerações.

Advertisement

Continue Reading

MUNDO VERDE

Acordo de cooperação climática entre Niterói e Rio é destaque em conferência da Unesco

Published

on

O acordo de cooperação entre as cidades de Niterói e do Rio de Janeiro, assinado em outubro do ano passado, para o cumprimento de uma agenda única de combate à emergência climática é fundamental para a boa gestão dos recursos hídricos nos dois municípios. O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a relevância da aliança ao participar, nesta sexta-feira (14), de forma remota, da II Conferência Internacional sobre Água, Megacidades e Mudança Global, organizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. O evento online reuniu, em quatro dias, cerca de dois mil participantes, entre prefeitos, governadores e lideranças de vários continentes, para debater os desafios que as megacidades enfrentam e as estratégias para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e fortalecer a troca de expertises no campo específico da água.

Axel Grael participou da conferência da Unesco também como representante do Rio de Janeiro. O acordo de cooperação estabelece que os dois municípios vão atuar como uma megacidade e de forma conjunta em ações e planos relacionados a pesquisas, soluções técnicas, educação ambiental, informação e políticas públicas relacionadas à gestão hídrica e mudanças climáticas. O acordo entre Niterói e Rio de Janeiro foi assinado por Axel Grael e por Eduardo Paes, em outubro de 2021, no Museu do Amanhã, na capital fluminense.

Na conferência, Axel Grael destacou que Niterói e a capital dividem a Baía de Guanabara, um ecossistema que une 17 das 21 cidades da região metropolitana do Rio, a segunda maior do Brasil. “A atuação conjunta é fundamental para a gestão dos recursos hídricos e para evitar desastres como enchentes e deslizamentos de terra. Assim como vários estados do Brasil, o Rio de Janeiro também enfrenta problemas provocados pelas chuvas. O objetivo deste acordo de cooperação entre Niterói e a cidade do Rio é dividir políticas públicas. Temos que pensar em tecnologias e soluções baseadas na natureza”, afirmou Axel Grael.

Axel Grael disse que a conferência da Unesco reafirma Niterói como cidade referência em políticas públicas de sustentabilidade, com compromisso com as atuais e futuras gerações. “Precisamos estar preparados para saber lidar com os problemas que virão em consequência das mudanças climáticas, mas também como exemplo de cidades que influenciam outros municípios e outras regiões a aderirem a esse processo de transformação. É fundamental avançar no apoio às ações climáticas, com foco na gestão de recursos hídricos”, acrescentou Axel.

Advertisement

O prefeito de Niterói enfatizou que metade do território da cidade está em áreas de proteção ambiental e destacou os investimentos em ações sustentáveis e de preservação. Niterói é a primeira cidade do país a criar uma Secretaria do Clima e desenvolve projetos voltados para educação ambiental, preservação de parques e florestas, recuperação de lagos, iniciativas de reflorestamento, controle da emissão de gases de efeito estufa, saneamento, etc. Niterói pretende neutralizar as emissões de carbono até 2050.

Continue Reading

Católicos em Ação

A visita inesperada de Francisco a uma loja de discos no centro de Roma

O Papa era um antigo cliente da loja “Stereosound”, que fica perto do Panteão, no centro histórico da capital italiana. Durante 10 minutos, saudou a proprietária e abençoou o local, que foi recentemente reformado. E saiu de lá com um presente!

Published

on

Por volta das 19h locais, o Papa Francisco fez uma visita-surpresa a uma loja de discos localizada no centro de Roma, perto do Panteão.

Não se tratou de uma saída “aleatória” do Vaticano, pois o Pontífice era um antigo cliente do local, já que o frequentava quando ainda era arcebispo de Buenos Aires. Toda vez que vinha à capital italiana, Jorge Mario Bergoglio se hospedava próximo a “Stereosound”.

Entre discos de vinil de Maria Callas e Pink Floyd, Francisco abençoou a loja, que foi recentemente reformada. Tudo isso em cerca de 10 minutos, na presença também da filha e do genro da dona da loja, a senhora Letícia.

Ao sair, ganhou de presente um disco de música clássica. Todavia, a proprietária preferiu não fazer declarações e fechou a loja diante da multidão que se formou naquele momento. Letícia simplesmente afirmou que o Papa é “um cliente antigo” e que a visita desta terça-feira foi “belíssima” e “repleta de humanidade”.

Advertisement

As “surpresas” de Francisco

Não é a primeira vez que o Papa faz esse tipo de “surpresa”. Em 4 de setembro de 2015, foi a uma ótica, também no centro histórico de Roma, para trocar a armação de seus óculos. Em 21 de dezembro de 2016, o motivo foi ortopédico e a loja escolhida ficava desta vez mais próxima ao Vaticano.

Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

%d blogueiros gostam disto: