Connect with us

BORA VIAJAR

DECORAÇÃO DE NATAL DE PENEDO, UM MUNDO MÁGICO

Published

on

A Associação de Comerciantes de Penedo convida para o maior natal de sua história com as ruas e lojas enfeitadas e iluminadas para a festa. Destaque para os túneis com um milhão de microlâmpadas que terão 1 km de extensão. A programação da Prefeitura inclui ainda cantatas de natal, apresentações musicais, desfiles natalinos com chegada de Papai Noel.
Localizada a 184 km do Rio e a 260 km de São Paulo, Penedo, no distrito de Itatiaia é uma das poucas colônias de finlandeses no Brasil. Fica na Serra da Mantiqueira, perto de Resende e da divisa com o estado de São Paulo. A região foi colonizada por imigrantes finlandeses no início do século XX e até hoje mantém uma identidade típica dessa região.
Além de 52 pousadas e hotéis de ótima categoria, tudo na cidade lembra o país nórdico. Destaque para o shopping a céu aberto, conhecido com Pequena Finlândia, na verdade uma réplica de uma vila finlandesa. Decorada com guarda-chuvas tem várias lojas de chocolates, artesanatos, sorvetes, cafeterias, restaurantes e até um pequeno lago com carpas. Um lugar para sonhar e curtir a vida.
A época mais intimista para visitar é o período do natal já que a cidade é decorada e ganha até uma Casa do Papai Noel. Este ano ganhou também um parque dedicado exclusivamente ao natal com muitos espetáculos ao vivo.
A região tem várias trilhas e cachoeiras, entre elas, as Três Bacias, Deus, Poço das Esmeraldas. Imperdível é conferir a Serrinha do Lambari, a quatro quilômetros de Penedo. Um lugar lindo, com muitas cachoeiras e natureza exuberante que vale demais conhecer.
Em Penedo, de junho a agosto, a temperatura varia de -3 a 6 ºC e não costuma chover. As pousadas são dotadas de lareiras nos ambientes comuns e nos quartos, um convite a tomar um vinho e degustar variedade de queijos, fondues e chocolates.
Destaque ainda para o Clube Finlândia, fundado em 1943, em cujos bailes aos sábados se apresentam grupos de Danças Tradicionais e que desde 1993 abriga o Museu Finlandês da Dona Eva com peças antigas e modernas a arte e a cultura da Finlândia.
A viagem de ônibus (viação Cidade do Aço) do Rio de Janeiro para Penedo dura 3h com partidas duas vezes ao dia durante a semana e três vezes às sextas. Preço: R$ 75 (out 2021).

Continue Reading
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

BORA VIAJAR

Petrópolis anuncia programação do Natal Imperial: túnel de luz, árvore de 35m e shows são destaque do evento

Evento vai de 2 dezembro até 9 de janeiro com muita música, dança, teatro e atividades esportivas e recreativas. Toda a programação será gratuita

Published

on

Faltando exatos dez dias para a abertura do Natal Imperial e para o acendimento das luzes em Petrópolis, a prefeitura divulgou na manhã desta segunda (22) a programação completa do evento. A volta do Túnel de Luz da rua 16 de março, a montagem de uma árvore de 35m na Praça da Liberdadeshows e a Casa do Papai Noel são só alguns dos destaques da programação, que pode ser vista na íntegra aqui: www.natalimperial.com.br/. Todas as atrações são gratuitas.

Programação intensa com mais de 400 horas de atrações

O Natal Imperial acontece de 2 dezembro até 9 de janeiro em paralelo com a programação do Natal do Sesc, que também promete agitar a cidade.

Até 9 de janeiro, serão 39 dias de evento, com mais de 400 horas de programação. Serão mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo tanto o Centro quanto outros distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras15 concertos de corais e, ainda, a Caravana Natalina, com músicos que vão percorrer bairros da cidade em cima de um trio elétrico.

Destaques da programação

Entre os destaques da programação deste ano estão os shows do padre Omar Raposo com “Sucessos do Rei” na abertura do evento, além de Danilo Caymmi no dia 4 de dezembro e de Pretinho da Serrinha, no dia 1º de janeiro, abrindo o ano com muita animação. As orquestras de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da Maré e OSB (Octeto de Cordas) também estarão presentes, além de artistas locais, como Gustavo Tibi – participante do The Voice Brasil no ano passado – Tribo de Gonzaga, Banda Sambalanço, entre outros.

Um dos pontos altos da programação será nos dias 22 e 23 com o balé O Quebra-Nozes, apresentado pela CIA BEMO/TMRJ e solistas convidados do balé do Theatro Municipal, no Teatro Mecanizado do Quitandinha. Já no palco da Praça da Liberdade, o Studio DNA apresentará sua criação inédita “Um Natal Espetacular” no dia 9 de janeiro. O Concerto de Natal do Coral Integração (composto da junção de 18 corais da cidade) e a peça teatral Auto de Natal, sucesso em anos anteriores, também estão confirmados.

Iluminação e decoração especiais

O município também confirmou a iluminação das principais ruas do Centro da cidade e uma árvore de Natal com 35 metros de altura na Praça da Liberdade. Também haverá iluminação e decoração especial em Itaipava, na Estrada União e Indústria. No Centro, o Túnel de Luz, que será montado na Rua 16 de Março, também dará um charme ainda mais especial ao Natal Imperial.

Diariamente também haverá o Show do Acendimento, momento em que as luzes da cidade serão acionadas. Será feito por artistas caracterizados, todos os dias, às 18h, na Praça da Liberdade. Nesta edição haverá, ainda, a Casa do Papai Noel, que será montada na Prefeitura – no anexo do Palácio Sérgio Fadel, na Avenida Koeler, onde funciona a Casa dos Conselhos Municipais.

Advertisement

Pelas ruas do Centro Histórico e dos bairros ocorrerá a Caravana Natalina, espetáculo musical itinerante. Já no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Posse acontecem shows com o Coral da Igreja Luterana, no dia 11, e da Lyra Voncantem, no dia 18. Em Nogueira e em Pedro do Rio, a banda marcial Frei Aniceto se apresenta nos dias 5 e 17, respectivamente. O Concerto de Natal dos Corais acontece na Igreja Nossa Senhora de Lourdes no dia 18, em Araras.

Patrocinador e apoio para a realização do evento

O Natal Imperial 2021 é, pela primeira vez, resultado direto da união de esforços entre poder público, iniciativa privada e o terceiro setor. Nesta segunda-feira (22), Prefeitura de Petrópolis, Fecomércio RJ (por meio do Sesc RJ), a Dellarte e a CLARO anunciaram, junto do Governo do Estado, com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), detalhes da parceria inédita para garantir a petropolitanos e turistas momentos mágicos.

O prefeito anunciou que o Natal Imperial terá programação 100% custeada por patrocinador, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio. Além disso, a Fecomércio, por meio do Sesc, também se juntou ao governo municipal, garantindo programação no Parque Municipal, em Itaipava. O Sesc-RJ também vai garantir iluminação e decoração natalina em oito pontos da cidade, incluindo o Sesc Quitandinha, os pórticos do Quitandinha e do Bingen, o Senac Petrópolis, a Praça Dom Pedro, o CEFET e as ruas Teresa e 16 de Março.

Juntos, Natal Imperial e Natal Sesc vão gerar mais 900 empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade.

Advertisement
Continue Reading

BORA VIAJAR

PARATY, A CIDADE QUE VIROU DESTINO TURÍSTICO

Published

on

A cidade de Paraty, a 250 km do Rio, foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica no século XVIII quando escoava pelo Caminho do Ouro, o ouro e as pedras preciosas trazidas de Minas Gerais e no século XIX com os engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250).
Em 1870, com a abertura de uma estrada de ferro entre Rio e São Paulo passando pelo Vale do Paraíba, Paraty foi perdendo importância. Com a abolição da escravatura em 1888, a maior parte da população abandonou a cidade, que ficou esquecida por décadas, quase 100 anos.
Somente após a abertura da Estrada Paraty-Cunha, e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de 70, Paraty foi redescoberta e virou pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais. Não é a toa que hoje é o 10º destino mais visitado do Brasil.
Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar num túnel do tempo, suas construções coloniais lindíssimas combinam com as pedras “pés-de-moleque” de suas ruas.
As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo “Túnel do tempo”.
Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar. Ou seja, é Mata Atlântica por todo lado.
A cidade tem intensa programação cultural e religiosa o ano inteiro. Destaque para Festa Literatura Internacional de Paraty – FLIP, Festa do Divino, Festival da Cachaça, Festa Latina, Bourbon Festival, Mostra de Fotografia Paraty em Foco, Festival Gastronômico e o requisitado carnaval de rua.
E ainda mantém uma produção respeitável de cachaças em suas diversas destilarias com lojas espalhadas pelas ruas históricas. Sem falar no robusto complexo hoteleiro e gastronômico com muitos bares e restaurantes.
Fonte: www.paraty.com.br
Fotos: Secretaria de Turismo de Paraty

Continue Reading

BORA VIAJAR

Petrópolis vai sediar Festival do Chocolate com mais de 40 expositores

Evento promete variedade e muita novidade

Published

on

Pela primeira vez na agenda cultural da cidade, Petrópolis vai contar com um festival inteiramente dedicado aos amantes de chocolate. Ao todo, serão 40 produtores, uma praça externa de alimentação, atrações voltadas às crianças, música e a presença de instituições sem fins lucrativos de apoio à causa animal. O Festival do Chocolate acontece nos dias 19, 20 a 21 de novembro, na Av. Ipiranga, nº 846.

Realização do grupo Ecopark, o Festival do Chocolate se propõe a levar entretenimento e lazer para turistas e, sobretudo, petropolitanos. Nascido da necessidade de acolhimento dos próprios expositores dentro do mercado de chocolates em Petrópolis, o evento vai trazer a imersão no referido universo, com decoração temática, variedade e também muita novidade.

Como explica Ana Carolina Mayworm, co-idealizadora do festival junto de Bruno Sader, a ideia é colocar o doce como protagonista em mais um evento de realização do grupo Ecopark que, até o momento, já foi o responsável pela organização do Ecobrechó Park (feira de brechós voltado à moda sustentável), da Feira Vice (em que participam, principalmente, marcas locais) e do Casarão 846 (projeto mensal que abre as portas de uma casa para que empreendedores da cidade tenham onde fotografar, de graça, seus produtos).

“O segmento das feiras está se desenvolvendo bem em Petrópolis, mas não vemos nenhuma feira ou festival que coloque o doce como protagonista! A nossa ideia é destacar, através de uma mega experiência sensorial, o que sempre fica de escanteio nas feiras, tornando a famosa compra por impulso, a compra principal! Temos tudo para nos destacarmos, apenas faltava uma organização para fazer acontecer. E cá estamos nós!”, destaca Ana Carolina.

Advertisement

Para Clara Xavier, uma das responsáveis pela doceria Doce Sensação (@doce_sennsacao), eventos como esse permitem ao público conhecer o microempreendedor num ambiente que propaga a alegria. “Vender nas feiras é incrível para quem não possui loja física, como é o meu caso. É lá que tenho contato direto com o meu público. São eventos assim que dão grande visibilidade ao público e que permitem o crescimento da empresa”, diz Clara.

O Festival do Chocolate poderá ser conferido nos dias 19, 20 a 21 de novembro, na Av. Ipiranga, nº 846, nos seguintes horários:

Sexta-feira, dia 19: das 14h às 21h

Sábado, dia 20: das 09h às 20h

Domingo, dia 21: das 09h às 18h

Advertisement

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas na página do festival no Instagram – @festivaldochocolaterj

Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

%d blogueiros gostam disto: