BORA VIAJAR CADERNO N

DECORAÇÃO DE NATAL DE PENEDO, UM MUNDO MÁGICO

A Associação de Comerciantes de Penedo convida para o maior natal de sua história com as ruas e lojas enfeitadas e iluminadas para a festa. Destaque para os túneis com um milhão de microlâmpadas que terão 1 km de extensão. A programação da Prefeitura inclui ainda cantatas de natal, apresentações musicais, desfiles natalinos com chegada de Papai Noel.
Localizada a 184 km do Rio e a 260 km de São Paulo, Penedo, no distrito de Itatiaia é uma das poucas colônias de finlandeses no Brasil. Fica na Serra da Mantiqueira, perto de Resende e da divisa com o estado de São Paulo. A região foi colonizada por imigrantes finlandeses no início do século XX e até hoje mantém uma identidade típica dessa região.
Além de 52 pousadas e hotéis de ótima categoria, tudo na cidade lembra o país nórdico. Destaque para o shopping a céu aberto, conhecido com Pequena Finlândia, na verdade uma réplica de uma vila finlandesa. Decorada com guarda-chuvas tem várias lojas de chocolates, artesanatos, sorvetes, cafeterias, restaurantes e até um pequeno lago com carpas. Um lugar para sonhar e curtir a vida.
A época mais intimista para visitar é o período do natal já que a cidade é decorada e ganha até uma Casa do Papai Noel. Este ano ganhou também um parque dedicado exclusivamente ao natal com muitos espetáculos ao vivo.
A região tem várias trilhas e cachoeiras, entre elas, as Três Bacias, Deus, Poço das Esmeraldas. Imperdível é conferir a Serrinha do Lambari, a quatro quilômetros de Penedo. Um lugar lindo, com muitas cachoeiras e natureza exuberante que vale demais conhecer.
Em Penedo, de junho a agosto, a temperatura varia de -3 a 6 ºC e não costuma chover. As pousadas são dotadas de lareiras nos ambientes comuns e nos quartos, um convite a tomar um vinho e degustar variedade de queijos, fondues e chocolates.
Destaque ainda para o Clube Finlândia, fundado em 1943, em cujos bailes aos sábados se apresentam grupos de Danças Tradicionais e que desde 1993 abriga o Museu Finlandês da Dona Eva com peças antigas e modernas a arte e a cultura da Finlândia.
A viagem de ônibus (viação Cidade do Aço) do Rio de Janeiro para Penedo dura 3h com partidas duas vezes ao dia durante a semana e três vezes às sextas. Preço: R$ 75 (out 2021).

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: