NITEROIMAIS

Revista Eletrônica de Niterói

Copom eleva 1 ponto da Selic, e taxa vai para 6,25% ao ano

Como esperado pela maior parte do mercado financeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou, nesta quarta-feira (22), nova alta de 1 ponto percentual na taxa básica de juros. Assim, a Selic passa de 5,25% ao ano (a.a.) para 6,25% a.a.

Essa é a segunda vez consecutiva que o BC opta por um avanço mais incisivo do que o de costume – entre 0,25 e 0,75 -, mas é a quinta alta seguida na taxa. Com isso, a Selic se aproxima do patamar do início de 2019, quando a taxa estava a 6,5% a.a., antes do ciclo de queda consecutivas iniciadas em julho daquele ano.

“O Copom considera que, no atual estágio do ciclo de elevação de juros, esse ritmo de ajuste é o mais adequado para garantir a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante e, simultaneamente, permitir que o Comitê obtenha mais informações sobre o estado da economia e o grau de persistência dos choques”, diz comunicado do Comitê.

Por outro lado, os membros do Copom já adiantam uma nova alta de mais 1 ponto percentual na Selic na próxima reunião, em outubro. “O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária”, acrescenta.

%d blogueiros gostam disto: