Connect with us

CADERNO N

Como montar um motorhome do zero?

Published

on

Ter uma casa sobre quatro rodas e viajar o mundo é um sonho que quase todo mundo já teve alguma vez na vida e, em 2020, houve uma grande expansão no mercado de motorhomes no Brasil. Segundo Julio Lemos, fundador da Estrella Mobil, houve um crescimento de 80% das vendas e a pandemia do coronavírus foi um dos principais fatores que alavancou a popularidade dos veículos, já que os turistas passaram a buscar formas seguras de viajar.

Começar a viajar pelas estradas dentro de um motorhome não é uma tarefa fácil. Para quem deseja dar o primeiro passo, é preciso ponderar diversas questões como manutenção do veículo, gastos com alimentação, depósito de lixo, lugares para estacionar e combustível. No entanto, para quem tem esse sonho, pode realizá-lo comprando, alugando ou até mesmo montando o próprio motorhome do zero.

De acordo com Júlio, ao escolher um motorhome para comprar é primordial verificar se o motorhome realmente está em bom estado. “É necessário primeiro checar todos os mobiliários, sistemas elétricos e hidráulicos. Se você não sentir confiança em quem está vendendo ou alugando um motorhome, ou, por algum outro motivo, sentir que não é o veículo apropriado, não feche contrato”, recomenda.

O empresário explica que o investimento mínimo para construir um motorhome depende do estilo de vida de cada um, mas a partir de R$ 70 mil, já é possível ter um motorhome equipado, seguro e confortável para pequenas e longas viagens. Júlio ainda pontua que pode-se montar o veículo aos poucos.

Advertisement

“Mas é preciso muita atenção e cuidado. Na empresa dele, por exemplo, existe uma área de segurança, que faz todo o planejamento, avaliando o tamanho do carro, peso dos utensílios, tipo de roda, etc. As pessoas conseguem sim ir montando os motorhomes aos poucos, mas precisam ficar atentas, principalmente, à proporção e ao tamanho dos carros. Por exemplo, não é possível incluir uma geladeira comum, estas que temos em nossas casas, exatamente por conta do peso”, detalha.

Muitas pessoas podem pensar que os utensílios de casa são adequados aos motorhomes, no entanto, Júlio esclarece que isso não é verdade, sobretudo por conta do peso. Além disso, hoje existem equipamentos próprios para motorhomes, exatamente para que não haja divergência entre peso e carroceria.

Itens essenciais para a montagem do motorhome

Júlio salienta que, o aquecedor de água (boiler), é fundamental em qualquer motorhome já que oferece segurança e performance para o carro. Além disso, sanitário cassete, por conta da facilidade de descarte, e geladeira 12W são os demais unidades necessárias. “Existem outras partes como bateria e sistemas elétricos com controles que também são importantes. Se partirmos da ideia de que os equipamentos essenciais são estes citados acima, vale lembrar que outros itens vai depender da necessidade de cada cliente. Além disso, todos os equipamentos devem ser específicos para motorhome”, avisa.

O engenheiro comenta que também é possível economizar na hora de construir um motorhome, entretanto, quanto maior o carro e os equipamentos, mais gasto a pessoa terá.

“Temos motorhomes para todos os bolsos, desde um carro pequeno, uma van compacta (que não tem banheiro, mas é possível colocar um sanitário móvel, uma salinha que vira cama), à caminhões 4×4, então depende muito do perfil do cliente. Se pensarmos em algum utensílio que é específico para motorhome, sairá mais caro exatamente por ser próprio para instalação interna deste tipo de veículo”, diz.

Advertisement

CADERNO N

Lugares mais seguros para estacionar motorhome

Published

on

Viagens de motorhome estão atraindo cada vez mais adeptos, no entanto, uma das maiores preocupações dos viajantes é em relação ao local para estacionar o veículo, o primeiro passo é realizar uma pesquisa minuciosa acerca do local de destino. Desse modo, é possível verificar se há pontos de apoio na região ou postos 24h. Os pontos de apoio podem ser restaurantes que fornecem água e energia para o usuário, por exemplo.

O primeiro passo para uma viagem tranquila é pesquisar muito bem o destino e estudar quais são os pontos de apoio do local.

Além disso, é preciso descobrir quais são as pousadas e hotéis que possibilitam pernoite, que pode ser feito próximo, ou no próprio estacionamento dos espaços. Tem cidades que permitem parar nas praças para dormir ou praias tranquilas. Já existem aplicativos no Brasil que são preenchidos pelos próprios usuários que marcam onde tem pontos de apoio e lugares tranquilos para o viajante estacionar e descansar. Ou seja, hoje tem bastante plataformas para segurança e praticidade na hora de parar.

Entre os aplicativos úteis aos viajantes de motorhome, estão o Google Maps, que apresenta as melhores rotas e funciona em modo off-line; o iOverlander, banco de viagens que mostra restaurantes, hotéis, postos e supermercados; e o Camped, guia de campings brasileiros.

Advertisement

É fundamental não sair do carro. Sempre que escutar algum movimento ou barulho estranho não saia do carro e ligue para a Polícia. Mas existem também opções para agregar a segurança. Um exemplo é o ‘botão do pânico’, como se fosse uma sirene no carro para dar uma espantada em quem está fora do motorhome. É possível instalar câmeras de monitoramento também, então estes itens ajudam a monitorar onde o viajante estiver. Existem dispositivos que monitoram todo o trajeto do carro e, se necessário, geram um alerta na central que aciona um parente ou a Polícia regional.

Nas metrópoles, a cautela deve ser maior, visto que o contingente de pessoas é elevado. “O que é muito importante pensar é se vale a pena estacionar próximo a grandes metrópoles, exatamente pelo alto volume de pessoas transitando, ou seja, maior índice de assaltos e roubos. Estacionar em cidades pequenas é mais tranquilo. Se pararmos para pensar nos lugares mais tranquilos de estacionar no Brasil, nas grandes cidades o ideal é buscar postos 24h”, pontua.

O Brasil possui diversos pontos de apoio seguros. As estruturas mais seguras são os campings, inclusive os específicos para motorhomes. O ideal mesmo são os campings próprios para motorhomes, pois eles possuem ponto de ligação de água e energia. Então você consegue deixar o motorhome aberto com toldo, cadeiras de praia para fora com total segurança e tranquilidade.

Dependendo do formato da viagem, é possível verificar se existem campings próximos para ter um conforto maior na hora de ficar com carro montado e ter sempre um ponto para luz e água.

Advertisement
Continue Reading

Bolos , Tortas e doces

Receita de Bolo de Maçã Cremoso

Published

on

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 leite condensado (lata ou caixinha) 395g
  • 1 lata de creme de leite
  • meia colher (sopa) de canela em pó
  • 4 maçãs com casca, picadas
  • 1 xícara (chá) de fécula de batata
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar
Modo de preparo
  1. No liquidificador bata as gemas, o leite condensado, o creme de leite e a canela.
  2. Reserve cerca de meia xícara (chá) de maçãs picadas e acrescente o restante à mistura do liquidificador, batendo até formar uma massa homogênea.
  3. Em um recipiente transfira a massa, acrescente as maçãs reservadas e misture.
  4. Adicione a fécula de batata e o fermento e misture bem.
  5. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente na massa.
  6. Despeje em uma fôrma redonda (28cm de diâmetro), untada, e asse em forno médio (180°C) preaquecido por aproximadamente 50 minutos ou até que esteja firme e dourado.
  7. Desenforme depois de frio e polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Continue Reading

CADERNO N

Motorhome de 7 m² tem quarto, sala, cozinha, banheiro e lavanderia

Published

on

Apaixonado por viajar, Sergio Barino convidou a arquiteta Lucilla Mesquita (@arqlumesquita) para fazer parte da realização de um sonho: criar uma casa completa sobre rodas, que pudesse acompanhá-lo em suas aventuras em busca de rotas especialmente pensadas para apreciadores de cervejas artesanais.

O desenho da marcenaria, com predominância de faces ripadas, foi um ponto importante que foi realizado com insistência e respeito pelo projeto. A empresa executora, a CVE Chapecó, nunca tinha feito ripados em motorhomes (Foto: Bicubico / Divulgação)

Com aproximadamente 7 m², o motorhome, apesar de pequeno, é bem organizado, com soluções que facilitam o armazenamento. Não há móvel solto no interior do veículo, com exceção da cama da Bier, a cachorra companheira do viajante.

 

O MDF claro e amarelado ditou a paleta de cores do espaço. O piso vinílico acompanha praticamente o mesmo tom e o ripado dá estilo à decoração. Na parte da frente do motorhome, de um lado, os assentos do motorista e do passageiro podem ser virados para o interior do veículo durante uma parada. No meio, uma pequena mesa serve para pequenas refeições ou para trabalhar. Do outro lado, há mais uma opção de assento.

A escolha que norteou o uso de cores e de texturas foi o MDF Carvalho Malva, da Duratex, que predomina na parte interna do motorhome (Foto: Bicubico / Divulgação)

No centro do veículo, há o pequeno banheiro com chuveiro e a cozinha. A bancada da pia foi feita com granito nacional amarelo e as pastilhas seguem a mesma paleta da pedra. Nos fundos, há o quarto com a cama de casal. O motorhome ainda possui uma máquina de lavar roupas no porta-malas.

Na cozinha, há também um frigobar, um fogão e um microondas (Foto: Bicubico / Divulgação)

Durante os nove meses de duração do projeto, as adaptações de infraestrutura foram intensas. Toda a parte hidráulica, gás e elétrica precisaram ser desenvolvidas do zero para atender o banheiro, a cozinha e a iluminação.

Os acessórios, como tapetes e capachos de vinil, foram colocados na entrada e há outro interno, que é posicionado conforme a necessidade (Foto: Bicubico / Divulgação)

“Ele não economizou em recursos técnicos para solucionar a parte hidráulica, gás e elétrica. Ele primou pela máxima autonomia do veículo, até porque em alguns locais não há recursos completos”, conta Lucilla.

As cortinas decorativas são de gaze de linho bege. Todos os bancos são de couro automotivo marrom (Foto: Bicubico / Divulgação)

Foram implementadas cinco novas janelas para permitir a entrada de iluminação e de ventilação natural: sobre a mesa, na porta de correr lateral, no quarto e no banheiro. Os vidros fixos das portas traseiras foram revestidos com adesivo pelo lado externo e, pela parte interna, foram colocadas chapas de MDF para que houvesse melhor conforto ao dormir. Nos vidros frontais, há um trilho no qual corre uma cortina blackout para ajudar no conforto e na privacidade.

O motorhome também possui um toldo para ampliar a área coberta durante as paradas (Foto: Bicubico / Divulgação)

Na porta traseira, foi instalada uma mini lava e seca da Eletrolux desenvolvida especialmente para espaços pequenos (Foto: Bicubico / Divulgação)

Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

%d blogueiros gostam disto: