NITEROIMAIS

Revista Eletrônica de Niterói

Clube de Regatas Icaraí começa a ser demolido.

Fundado em 1895, o Regatas Icaraí já teve cerca de 500 sócios no auge de sua fama, sofrendo impactos dos modernos condomínios e residenciais que foram erguidos em Niterói na última década, principalmente.
Praia de Icaraí em 1947, doze anos após a doação do terreno pelo estado ao clube Foto: DivulgaçãoO clube nasceu do esforço de um pequeno grupo de apaixonados pelo remo, que reunia nomes como o almirante Ary Parreiras, seu sucessor no governo do estado, Newton Cavalcanti, e o arquiteto Orlando Campofiorito, responsável pelo projeto de sua sede.
No século passado, o clube foi um celeiro de atletas de remo e, posteriormente, se destacou ao formar talentos da natação.
Quem passa pelo antigo prédio, na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres 63, agora se depara com tapumes e andaimes que anunciam o início da obra de um empreendimento de luxo da Soter.
A concretização da venda do prédio do Regatas marca um novo capítulo na história do clube. O clube deixa para trás uma área de 8 mil metros quadrados, tão grande quanto as despesas e dívidas acumuladas ao longo de décadas de dificuldades financeiras.
Há oito ano, o Regatas e a Soter chegaram a um acordo, e a construtora pagou R$ 40 milhões pelo terreno, localizado em um dos pontos mais valorizados da cidade. A venda, no entanto, foi questionada por um grupo de sócios, e o caso chegou à Procuradoria Geral do Estado.
É que a área onde ficavam as instalações foi cedida ao clube em 1935, pelo então Governador Ernani do Amaral Peixoto. Na época, o termo de cessão previa uso exclusivo da agremiação, que teria que abrir o espaço para alunos da rede pública praticarem esportes semanalmente.
A disputa judicial se arrastou na Justiça e foi parar no Supremo Tribunal Federal, ainda em 2017. Só em agosto deste ano, o imbróglio chegou ao fim, quando o relator do caso, o Ministro Edson Facchin, proferiu a decisão favorável à negociação entre o Regatas e a Soter, que criará um empreendimento de luxo no terreno, com 144 apartamentos.
NOVA SEDE
A nova sede do Regatas Icaraí fica em um terreno de quase 800 metros quadrados e possui quatro salões.
O clube mudou de endereço e passa a ocupar um imóvel na Estrada Leopoldo Fróes 38, onde funcionava a casa de eventos Dome

%d blogueiros gostam disto: