Brasil

Butantan vai produzir vacina atualizada contra a gripe a partir de janeiro

O Instituto Butantan anunciou, nesta quarta-feira (15), que vai começar a atualizar a vacina contra a gripe a partir de janeiro, respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O Butantan já está preparando os bancos virais para a atualização do imunizante e, em janeiro, inicia-se a produção dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da vacina contra a Influenza”, informou o instituto por meio de um comunicado.

O instituto, que é o maior produtor de vacinas da gripe do hemisfério sul, disse que entrou neste ano 80 milhões de doses contra a gripe H1N1 para o Ministério da Saúde.

A vacina atua contra três cepas do vírus da gripe, as pertencentes à linhagem A, que são H1N1 e H3N2, e outra, que pertence à linhagem B, conhecida como B Victoria.

“A recomendação da OMS é que a receita vacinal seja atualizada para contemplar a mutação Darwin, da variante H3N2”, explica o instituto.

Epidemias e surtos no Brasil

Depois da confirmação de epidemia na capital do Rio de Janeiro e em cidades da região metropolitana, a capital paulista reconheceu que está sob surto de gripe. O secretário municipal de saúde de São Paulo, Edson Aparecido, confirmou o quadro.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse que a situação está controlada. O tema foi discutido em uma reunião com a cúpula da gestão municipal, que terminou na noite da terça-feira (14).

No último final de semana, o Instituto Butantan, que pertence ao governo paulista, doou 400 mil doses à cidade do Rio de Janeiro. O estado contou ainda com o remanejamento de 160 mil doses de vacinas que estavam no Espírito Santo e em Boa Vista, capital de Roraima.

A Prefeitura de São Paulo afirma que a capital paulista está sem imunizantes para combater a gripe desde julho.

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Não foi possível carregar as informações sobre o blog no momento.

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: