Niterói

Árvore de Natal em Niterói terá 50 metros e começa a ser montada em Charitas

Niterói começa a se preparar para os festejos natalinos

A tradicional árvore da Praça Rádio Amador, na divisa entre São Francisco e Charitas, terá 50 metros de comprimento e poderá ser vista até mesmo por quem estiver no meio da Baía de Guanabara.

Serão 5 mil unidades de cordões de LED na cor azul com fio transparente, distribuídos na árvore em forma de cortina, com uma figura tridimensional em sua ponteira em formato de rosa dos ventos, apontando para todos os pontos cardeais . O niteroiense e os visitantes poderão também entrar na árvore, que terá um Papai Noel para fotos, além de um painel de LED com imagens temáticas. A Prefeitura de Niterói já iniciou a montagem da tradicional árvore.

Ao longo da semana ferragens e um contêiner foram instalados no local, mas desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira uma equipe de nove pessoas começou a montagem. A árvore terá 56 metros de altura, a estrela tem 3 metros por 1,5 metro e ao todo são 5 mil metros lineares de estrutura de alumínio P30, o que dá 5 quilômetros de material.

Toda a estrutura será montada até semana que vem e para encaixar as grandes barras de alumínio o grupo usa um caminhão tipo muque. Nesse sábado (6) um segundo caminhão, que suporta mais peso, será utilizado para levantar a estrutura e encaixar as partes que estão sendo montadas. Já a parte de enfeites e iluminação será feita por uma empresa do Rio Grande do Sul a partir da próxima semana.

A princípio o projeto prevê iluminação azul da árvore com estrela com luz branca ou amarela. Além disso serão fixadas estrelas luminosas ao longo dos 56 metros da árvore. Na parte de baixo um piso acessível será montado e as pessoas poderão entrar na base da árvore em um esquema: entrar por uma porta e sai por outra, para manter o fluxo das pessoas. Também tem o planejamento de cada pessoa ou grupo poder ficar no máximo 2 minutos dentro desse espaço.

A árvore terá seis andares de sustentação que começam com 23 metros de diâmetro e a última, no alto, tem 8 metros. Cada andar desse é encaixado por uma ‘estrela’ que faz a junção de seis pilares de alumínio P30. Isso dá a sustentação dessas vigas que vão sendo espaçadas e colocadas desde a base.

Concurso de fachadas de decoração natalina

Além de decorar os espaços públicos em diversos bairros da cidade, Niterói também irá promover o seu 5º Concurso de Decoração Natalina. A ideia é que os moradores participem decorando fachadas, estabelecimentos comerciais, prédios e residências em geral, com muita criatividade e inspiração, ajudando também a incrementar as vendas no comércio e a criar uma nova opção turística para a região metropolitana. As inscrições podem ser feitas através do site www.visit.niteroi.br, onde está disponível o regulamento

Uma comissão julgadora fará as visitas em todas fachadas decoradas inscritas no período entre 29 de novembro e 10 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 13 de dezembro.

Os vencedores receberão troféus e certificados. Haverá um prêmio “hors concours”. Os quesitos a serem julgados são: análise do espírito natalino; criatividade e originalidade; impacto visual; e iluminação da decoração do imóvel.

 

RÁDIO JN

ESTÚDIO AO VIVO

Leia o QR Codes e tenha a Rádio JN a um clique no seu smartphone Android

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu iPhone

Baixe o App e tenha a RádioJN a um clique no seu smartphone Android

Veja as câmeras de monitoramento de Niterói

Siga-me no Twitter

%d blogueiros gostam disto: