Connect with us

Niterói

Aprova Jovem é municipalizado em Niterói

Published

on

Foi aprovada na Câmara Municipal de Niterói nesta quarta-feira (07) a municipalização do Programa Aprova Jovem, que visa dar incentivo e reforço educacional, fortalecendo a preparação dos jovens niteroienses para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A execução do programa ficará a cargo da Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude (CPPJ) e aguarda publicação do Executivo.

Poderão se beneficiar do programa educacional jovens com idade entre 15 e 29 anos, residentes em Niterói, preferencialmente matriculados na rede pública de ensino, de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social.

Autor do projeto de lei, o vereador Binho Guimarães (PDT) também foi responsável por implementar o Aprova Jovem em 2017, em sua gestão à frente da Coordenadoria da Juventude. Na época, foi realizado o Planejamento Participativo da Juventude e o programa surgiu como uma reinvidicação dos próprios jovens. “O Aprova Jovem é a resposta de como as políticas públicas, baseadas em evidencias, podem ser bem utilizadas, porque ele mudou a vida de muitos jovens daqui de Niterói. Esse projeto dá a chance do jovem niteroiense entrar na universidade, especialmente nesse contexto de pós-pandemia. A gente reafirma a importância do acesso ao ensino superior e que não há maior investimento que a educação”, disse Binho Guimarães.

Eduardo Oliveira, coordenador da CPPJ Niterói, explica que as aulas do Aprova Jovem acontecem de forma online e são disponibilizadas de forma gratuita aos jovens, e que o programa é pensando em educação, emprego e renda. “É uma alegria dar continuidade ao Aprova Jovem, um programa que já vem apresentando bons resultados e que contribuirá ainda mais para a melhoria dos índices educacionais, ampliando o acesso ao ensino público e propiciando maior igualdade de acesso à educação técnica, profissional e superior de qualidade”, disse Eduardo Oliveira.

Advertisement

Niterói

Polícia prende homem durante invasão a clínica em Icaraí

Published

on

Policiais da Operação Segurança Presente em Niterói prenderam um homem em flagrante, na madrugada desta quinta-feira (20), no momento em que ele tentava invadir uma clínica médica no bairro Icaraí, na Zona Sul da cidade. Testemunhas também relataram à polícia que o mesmo acusado já teria cometido outras ações contra o local.

Segundo as informações, uma equipe de policiais fazia patrulhamento pela região, quando, por volta de 1h40, foram acionados por um homem que afirmou ter visto uma pessoa invadindo sua casa. Com permissão para acessar o local, os agentes começaram a fazer as buscas pelo quintal.

Nos fundos do terreno, os policiais encontraram uma abertura que dava acesso à clínica médica, localizada na Rua Mariz e Barros. Em seguida, os policias pularam o muro em direção ao estabelecimento e realizaram uma nova procura pelo suspeito. Ele foi encontrado dentro da clínica.

Os policiais acionaram o caseiro do estabelecimento e, chegando ao local, ele reconheceu o acusado e afirmou que o homem já havia feito outros furtos no local. O acusado foi autuado e preso em flagrante. Por não ter conseguido roubar nada, o caso foi registrado na 76ª DP (Centro/Niterói) como invasão a domicílio.

Advertisement

Continue Reading

Niterói

Prefeitura de Niterói inicia recuperação do calçadão de Piratininga

Published

on

A Prefeitura de Niterói inicia na próxima segunda-feira (24), as obras de estabilização e recuperação do calçadão da Praia de Piratininga, na Região Oceânica. De acordo com o executivo, as intervenções trarão uma solução definitiva para proteger o local das fortes ressacas que ocasionaram a diminuição da faixa de areia. Com previsão de conclusão em 4 meses, a obra terá investimento de R$ 7,8 milhões. Também está previsto um trabalho de paisagismo no calçadão e construído um posto salva-vidas.

A obra na orla da praia de Piratininga será realizada no trecho entre as ruas Jornalista Umbelino Silva e João Gomes da Silva. Nesta área, será construída uma contenção com cortina atirantada e estacas hélices. O Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável) realizou estudos relacionados à dinâmica costeira, com ênfase na solução estrutural, para conter os fenômenos que causam a erosão da praia e frequentes eventos de desabamento do calçadão da Praia de Piratininga durante as ressacas.

“Essa é uma obra muito esperada, que trará solução definitiva para proteger o calçadão da Praia de Piratininga das fortes ressacas que ocasionaram a diminuição da faixa de areia, através da tecnologia inovadora de contenção com cortina atirantada e estacas hélice”, afirmou o prefeito Axel Grael.

A coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), Dionê Castro, explicou que essa obra do calçadão é uma entre outras intervenções que serão realizadas na Praia de Piratininga. “Realizamos um estudo de mais de um ano para darmos uma solução para a Praia de Piratininga, que periodicamente sofre com ressacas. Esse estudo apontou que a melhor decisão técnica e econômica é a implantação da reposição do estoque de areia na Praia de Piratininga. Será feito um muro de contenção até que se recupere toda a faixa de areia. É um trabalho bem estruturado, com uma estrutura moderna,” disse Dionê.

A moradora de Piratininga, Margareth Macagi, acredita que a obra irá valorizar a região. “Moro na região há 36 anos e a nossa expectativa era imensa. A região merece esse cuidado e eu acredito que a intervenção vai melhorar a qualidade de vida de quem mora aqui”, conta Margareth.

Advertisement

Nas áreas do calçadão que serão recuperadas, o projeto prevê também o serviço de paisagismo e requalificação urbanística, com canteiros e pergolado, além de espaços livres com gramados. Haverá, ainda, a construção de mais um posto salva-vidas com dois pavimentos.

Continue Reading

Niterói

Prefeitura de Niterói oferece capacitação sobre a modalidade de Pregão Eletrônico

Published

on

A Prefeitura de Niterói abriu inscrições para um curso voltado para microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas que queiram fornecer serviços para o município através do sistema de Pregão Eletrônico. A capacitação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Administração e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e faz parte do ciclo de formação em compras públicas com benefícios exclusivos para pequenos negócios.As aulas, que serão gratuitas e no formato online, acontecerão nos dias 7 e 9 de fevereiro, das 18h30 às 22h. O objetivo é fomentar os pequenos negócios da cidade através da capacitação para o fornecimento de serviços para órgãos públicos por meio da modalidade de pregão eletrônico. Os interessados podem se inscrever através do link https://forms.office.com/r/Aizz1tcu0U.

O secretário municipal de Administração, Luiz Vieira, explica que a iniciativa busca oferecer oportunidades para as micro e pequenas empresas de Niterói.

“O Pregão Eletrônico é uma modalidade de licitação que, indiscutivelmente, veio para ficar. Nós temos priorizado contratar por pregão, já que isso significa maior competitividade entre as empresas e maior economia para a gestão pública. Quando um pregão eletrônico é aberto, empresas de todo o país podem participar e, por isso, é necessário que a prefeitura prepare o empresariado local para a competição. Por isso, fizemos um convênio com o Sebrae preparando o empresariado para este sistema de contratação. Estamos preparando as empresas para que possam participar, não só dos nossos pregões, mas de pregões em todo o país, ultrapassando os limites territoriais da cidade”, explicou o secretário.

Advertisement
Continue Reading

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

%d blogueiros gostam disto: