NITERÓI

Terminal Rodoviário do Caramujo entra em obra

A Prefeitura de Niterói, por meio da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (EMUSA) deu início a desocupação do terreno que vai abrigar o novo Terminal Rodoviário do Caramujo, localizado na Zona Norte da cidade.

A EMUSA já recebeu as chaves da antiga locadora de veículos que ocupava o espaço, e neste momento, vem realizando a limpeza do terreno para que as obras sejam iniciadas.

A tendência é que a construção do novo terminal comece nos próximos dias, com previsão de conclusão para maio de 2026. 

Uma placa das obras já havia sido instalada há três meses no terreno ao lado, às margens da RJ-104, com informações do projeto. Nesta segunda-feira (26), um trator estava no local derrubando o muro da loja desativada que separava do terreno vizinho.

Sobre o novo Terminal do Caramujo

Com um conceito contemporâneo e sustentável, o espaço terá 24 baias de ônibus em quatro plataformas, cobertura modular, madeira ecológica, estrutura metálica e trechos com cobertura em vidro. O novo terminal terá ainda elementos de sustentabilidade, como captação de água da chuva para reuso; implantação de placas solares para alimentar o sistema elétrico; e iluminação em LED.

Além de qualificar a mobilidade na cidade, o novo terminal será importante como uma nova centralidade no bairro do Caramujo. O prédio terá dois andares com vários ambientes e equipamentos. Haverá 13 lojas entre 18 e 28 metros quadrados; um food market com quatro lojas de 23 metros quadrados para restaurantes e lanchonetes; praça de alimentação com 786 metros quadrados e espaço para 10 quiosques, cada um com 4,4 metros quadrados.

O novo terminal terá ainda bebedouros públicos; sanitários com acessibilidade e fraldário; escadas rolantes; elevadores; e bicicletário com 72 vagas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo